Filme da Globo do Domingo Maior é baseado em fatos reais

No Domingo Maior de hoje, a partir das 00h45min, a Rede Globo exibirá o filme Vermelho, Branco e Azul, logo após Festival Afropunk.

Neste domingo (27), a TV Globo exibe, no Domingo Maior, a partir das 00h45min, o capítulo Vermelho, Branco e Azul (2020), da série Small Axe. Em suma, trata-se de um episódio de drama histórico baseado em fatos reais, que tem a direção de Steve McQueen. Enquanto isso, o roteiro é de Steve McQueen, e Courttia Newland. O longa vai ao ar após a exibição de Festival Afropunk.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING?  e aproveite!

O que é o Small Axe?

Small Axe é uma série de antologia. Ela reúne 5 histórias diferentes ambientadas em Londres, entre 1969 e 1982. Todas elas retratam uma comunidade de imigrantes caribenhos que vive à margem da sociedade britânica, e que sofre preconceito e maus-tratos. Em uma época marcada por tensões políticas, essas pessoas lutam para ter seus direitos respeitados e se tornam um exemplo de resistência contra um sistema opressor.

7 filmes com protagonistas negros para assistir na Netflix

Sinopse de Vermelho, Branco e Azul

Destaca a história real de Leroy Logan, que desde jovem viu seu pai ser agredido por policiais, motivando-o a ingressar na Polícia Metropolitana e mudar atitudes racistas.

História se baseia em fatos reais

Um dia, em 1983, enquanto trabalhava em seu laboratório de pesquisa no hospital Royal Free, no norte de Londres, Leroy Logan recebeu um telefonema. As notícias eram ruins. Era sobre seu pai, Kenneth, um motorista de caminhão.

“Papai estava estacionado no norte de Londres”, lembra ele. “Dois policiais disseram que ele estava bloqueando a rodovia. Ele não acreditou que era e começou a medir a distância. Eles consideraram que, como dizem alguns policiais, ele havia “falhado no teste de atitude”.

O resultado, Logan diz de forma sombria, foi que ali mesmo, na rua, na frente de todos, e enquanto seu pai gritava seu nome e endereço para qualquer um que pudesse ajudar ou pelo menos testemunhar, ele foi espancado. Abrangente. Irreconhecível. “Eu passei direto por ele no hospital”, lembra Logan, fazendo uma pausa para coletar seus pensamentos.

Perturbado e enfurecido, ele fez o que qualquer filho faria, oferecendo o máximo de apoio a seu pai. Kenneth sofreu ferimentos faciais, e enfrentou acusações de obstrução e resistência à prisão (das quais mais tarde ele seria considerado inocente). Mas o que é extraordinário é o que Logan não fez.

Ele não disse a seu pai que algumas semanas antes, sem o conhecimento de todos, exceto de alguns poucos confidentes, Logan havia resolvido se tornar um policial no campo de batalha racial que era Londres. Mas quando finalmente conseguiu ingressar na polícia, passou a lutar por igualdade racial.

Elenco

No elenco, John Boyega é Leroy Logan, Nathan Vidal é Jovem Logan, Steve Toussaint é Ken Logan e Joy Richardson é Sra. Logan. Já Corey Peterson é Philford, Neil Maskell é Inspetor Willis, Stephen Boxer é Inspetor Chefe, e Calum Callaghan é PC Beck.

Enquanto isso, Conor Lowson é TPC David, Assad Zaman é PC Asif Kamali, Antonia Thomas é Gretl, e Liam Garrigan é Greg Huggan. Já Tyrone Huntley é Leee John, Jaden Oshenye é Jovem Leee, Nadine Marshall é Jesse John, Mark Stanley é Ed Harrigan e Seroca Davis é Hyacinth.

Trailer de Vermelho, Branco e Azul

O que a crítica achou de Vermelho, Branco e Azul

  • IMDb: 7.6/10

De acordo com o Rotten Tomatoes, o filme teve uma aprovação de 97%, a partir de 58 críticas. Segundo o consenso crítico, “Uma cinebiografia urgente e oportuna que é tão suntuosa quanto abrasadora, Red, White and Blue é um triunfo que dá ao inegavelmente talentoso John Boyega o papel principal que ele merece”. Já no Metacritic, o filme teve uma pontuação de 85/100, com base em 14 críticos.

Onde Assistir?

Atualmente, o episódio de Small Axe está disponível no GloboPlay.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar