Do Jeito Delas: O que é baseado em fatos reais e o que é ficção?

A nova série da Netflix Do Jeito Delas, de origem polonesa, está dando o que falar na plataforma de streaming. O drama de época conta com a direção de Anna Kazejak, Julia Kolberger, Marek Lechki e Rafal Skalski. E se você assistiu, possivelmente se perguntou se Do Jeito Delas é baseada em fatos reais. Será?

A série mostra a vida de profissionais do sexo e como a sociedade as percebe. Os cenários, figurinos e eventos carregam tanto realismo, que o telespectador acaba se perguntando se Do Jeito Delas retrata acontecimentos verdadeiros.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING?  e aproveite!

A trama de Do Jeito Delas

Ambientada na Polônia de 1976, a trama segue mulheres livres que querem apenas sentir seus desejos, apesar do sistema patriarcal, tabus sociais e questões políticas. Helena e Pola são profissionais do sexo que querem sair dessa vida, enquanto Marysia é uma jovem que está se formando e quer ficar rica, mas não quer entrar no mundo da prostituição. As três tentam realizar seus desejos e viver do jeito que querem, para isso enfrentando a sociedade.

O que está em alta na Netflix? TOP 10 de filmes e séries.

Do Jeito Delas é baseada em fatos reais?

A verdade é que Do Jeito Delas tem inspiração parcial em fatos reais. Dirigido por um conjunto de diretoras (Anna Kazejak, Julia Kolberger, Marek Lechki e Rafal Skalski), a série é uma representação quase ficcional dos anos 70, na República Popular da Polônia, anterior à formação da República da Polônia.

A série aborda vários assuntos, como prostituição, relações LGBTQ+, luta de classes, capitalismo e hierarquia social. Além disso, uma subtrama também gira em torno de pessoas que lutam pelos direitos da classe trabalhadora.

O que é verdade e o que é ficção?

A série aborda acontecimentos reais da Polônia, como o aumento do preço do açúcar em 100% e o vandalismo em Radom. Na vida real, o ex-primeiro-ministro polonês Piotr Jaroszewicz aumentou os preços de itens comestíveis essenciais, como açúcar, manteiga e carne, nos anos 70.

Esses acontecimentos acarretaram em levantes populares em vários locais, incluindo Radom. O ministério criminalizou os protestos e prendeu vários manifestantes. Com isso, iniciou-se uma revolução começou. Do Jeito Delas cita esses eventos.

Porém, os eventos não são o centro da narrativa, e sim as vidas das três protagonistas, que são profissionais do sexo. Vemos como as pessoas as tratam, seu lugar na sociedade e como não é fácil sair da prostituição depois de estar nesse mundo.

Na série, apesar da popularidade da prostituição, as mulheres nesta condição não têm as mesmas condições de dignidade, respeito e oportunidades que as outras mulheres.

Ademais, as três protagonistas passam diferentes problemas. Helena tem um acordo com o serviço secreto, mas quer desistir porque inevitavelmente precisa dormir com outros homens. Por outro lado, Pola pretende abrir seu próprio negócio, largar a prostituição e criar seu filho. Por fim, Marysia deseja ganhar muito dinheiro e viver luxuosamente, mas não quer se prostituir.

Com uma pitada de drama, a série explora suas jornadas, seus obstáculos e suas superações. Em conclusão, Do Jeito Delas é parcialmente baseada em uma história verdadeira. A narrativa geral é ficcional, mas o pano de fundo de eventos históricos é verídico.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar