Diretor Asghar Farhadi se envolve em polêmica após acusação de plágio

O Cineasta Iraniano foi acusado de plagiar ideia de documentário de ex-aluna para o seu novo filme O herói.

De acordo com o portal The Hollywood Reporter, o cineasta vencedor do Oscar, Asghar Farhadi (O Apartamento), foi condenado por um tribunal do Irã, seu país. O motivo seria plagiar a ideia de uma ex-aluna para o seu novo filme Um Herói, sem dar os devidos créditos. A estudante de cinema, Azadeh Masihzadeh afirma que Farhadi plagiou a premissa de um documentário que ela criou em um workshop com o cineasta, em 2014.

VEJA TAMBÉM:

Diretor Asghar Farhadi se envolve em polêmica após acusação de plágio

Em entrevista ao jornal, a aluna afirmou que, em 2019, antes da produção de Um Herói, o diretor pediu que ela assinasse um documento afirmando que seu documentário era ideia dele — por se sentir pressionada, ela assinou.

O cineasta nega a acusação e segundo seus advogados, por meio de uma nota, informaram que ele se inspirou em A Vida de Galileu, de Bertolt Brecht. Pela lei do Irã, se a estudante não conseguir provar a acusação, receberá 74 chibatadas. Já o cineasta, se for condenado, ele pode ter que pagar toda a renda acumulada com o filme e até ser preso.

Farhadi, ficou conhecido por vencer os prêmios da Academia de Melhor Filme Internacional, por A Separação (2011) e O Apartamento (2016).

Sinopse de O Herói

Rahim está preso por causa de uma dívida que não conseguiu pagar. Durante uma condicional de dois dias, ele tenta convencer seu credor a retirar a queixa, caso ele consiga pagar parte do que deve. Porém, as coisas não saem como planejadas.

Enfim, curtiu a matéria?

Então, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar