Dia Mundial Do Meio Ambiente: 5 Produções Para Ver E Refletir

Criado pela ONU data tem como objetivo chamar a atenção para a preservação dos recursos naturais.

Você tem o hábito de separar o lixo? Desliga a torneira enquanto escova os dentes? Atitudes como essas parecem pequenas, mas nunca se mostraram tão importantes. Acima de tudo, a ideia aqui é levantar uma reflexão sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente. Por isso, separamos cinco diferentes produções que ajudam a ilustrar e mostrar que uma pequena mudança de comportamento pode trazer um enorme benefício.

Celebrado no dia 5 de junho, a data foi criada pela ONU, em 1972. Como tema de 2022, Uma só Terra foi escolhido para lembrar que o planeta é um só, e por isso, somos igualmente responsáveis por ele. Dessa forma, toda ação reflete uma reação da natureza, independente do lugar. Portanto, mesmo parecendo clichê, é preciso que cada um faça a sua parte.

LEIA TAMBÉM:

Dia Mundial do Meio Ambiente: 5 produções para ver e refletir

Wall-E (2008)

Começamos essa lista com um filme que encantou crianças e adultos. Com toda a certeza é uma produção especial para assistir em família. Na trama, após deixar a Terra completamente poluída, a humanidade passa a viver em uma nave. Em princípio, o plano era que o retiro durasse alguns anos, por isso robôs foram deixados para limpar o planeta.

Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto conserto de suas peças. Dessa forma, sua vida consiste em compactar o lixo, bem como colecionar objetos curiosos. Um dia, surpreendentemente, uma nave surge trazendo um novo e moderno robô: Eva. Não demora para Wall-E se apaixonar. O longa está disponível no Disney+.

Como Mudar o Mundo (2015)

Nesse documentário conhecemos a história de um grupo de amigos que, literalmente, queria mudar o mundo. Com esse propósito partem para uma usina nuclear para protestar. Assim nasce o Greenpeace, em 1971. Com material de arquivo extraordinário, o filme mostra como o grupo mudou o conceito moderno de sustentabilidade e ecologia. No momento o filme não está disponível no streaming.

Na Natureza Selvagem (2007)

Baseado numa história real, o filme conta a vida de Christopher McCandless (Emile Hirsch), um jovem americano de classe média, recém-formado. Após uma infância sufocada por um pai abusivo e uma mãe passiva, decide deixar sua vida para trás e abandonar o que não é essencial. Assim, desaparece rumo a uma vida em meio à natureza. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca. Você pode assistir na Apple TV+.

Xingu (2012)

Essa produção brasileira conta a história dos irmãos Orlando (Felipe Camargo), Cláudio (João Miguel) e Leonardo Villas Bôas (Caio Blat), que resolvem trocar o conforto da vida na cidade pela aventura de viver nas matas. Dessa forma, resolvem se alistar no programa de expansão na região do Brasil central, incentivado pelo governo. O trio acaba se tornando referência nas relações com os povos indígenas, vivenciando incríveis experiências, entre elas a eterna conquista do Parque Nacional do Xingu. O filme está disponível na plataforma Filmin.

Amazônia (2014)

Mais uma sugestão de conteúdo para assistir em família. No longa, também brasileiro, acompanhamos Castanha (voz de Lúcio Mauro Filho) um macaco prego, criado em cativeiro, que é liberado na Floresta Amazônica. Seguindo o ponto de vista do animal, o filme revela os mistérios da fauna e da flora da região. Destacando ainda as dificuldades enfrentadas, bem como as amizades, como a com a macaca Gaia (Isabelle Drummond). A produção está disponível no Telecine.

Enfim, curtiu a matéria?

Então, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar