De que forma pode a industria cinematográfica abordar problemas sociais?

A indústria cinematográfica é provavelmente uma das mais pagas do mundo, sendo que só no ano de 2016, o top 10 dos filmes mais lucrativos fez uma soma de US$25,6 bilhões nas bilheterias de cinema em todo o mundo. Filmes como Avatar, Titanic e Star Wars:The Force Awakens são títulos que arrecadaram individualmente entre 2 a 3 bilhões de dólares em bilheteira, fazendo-os alguns dos filmes mais bem-sucedidos da história. No entanto, maioria dos títulos mais lucrativos caem numa categoria de fantasia e mundos imaginários como a um dos últimos filmes do mundo da Marvel, Pantera Negra ou Avengers: Infinity War. A verdade é que uma indústria com tanto público pode ter um impacto na sociedade bastante positivo e é exatamente isso que iremos discutir hoje. Aqui ficam alguns dos melhores filmes que retratam alguns problemas sociais, econômicos e políticos na nossa sociedade:

Philadelphia (1993): Este filme americano com Tom Hanks e Denzel Washington foi um dos primeiros filmes de Hollywood a abordar o tempo de uma das doenças sexualmente transmissíveis mais conhecidas, a HIV, e a homossexualidade. Em pleno século 21, homossexualidade continua a ser um assunto tabu em diversas culturas, mas é certo que desde que o filme Philadelphia saiu nas bilheteiras, a população mundial tem sido mais aberta em relação ao tema de homossexualidade.

13 Reason Why (2017): O sucesso do Netflix aborda um dos tópicos mais complicados que qualquer criança e adolescente pode passar, bullying. “13 Razoes Porque” retrata alguns dos assuntos mais sensíveis da vida de adolescentes, e sem qualquer filtro, a série mostra a crua verdade do que muitas vezes acontece em escolas de todo o mundo. Bullying é um assunto que de uma forma ou outra está presente em programas televisivos que envolvem jovens que frequentam a escola.

In pursuit of happyness (2006): Um dos melhores filmes de Will Smith “Em busca da felicidade” retrata as dificuldades financeiras pelo que um pai de família enfrenta enquanto tenta sustentar a sua mulher e filho. Depois de um estágio não remunerada, a mulher o abandona e Chris Gardner enfrenta a realidade de perder a casa e de ter que dormir em banheiros públicos, estações de metrô e outros lugares sem segurança com o seu filho. Um outro clássico que retrata a triste realidade de viver nas ruas é “Cathy come home”.

Skyscraper (2018): O último filme de Dwayne “The Rock” Johnson é um filme de ação que se baseia no terror e perigo criado por terroristas. Isto é um tópico muito popular entre filmes de ação que normalmente decorrem na América, sendo que os militares americanos conseguem sempre vencer os rebeldes que têm como objetivo criar o pânico na sociedade. Normalmente estes filmes estão também associados com guerras, particularmente, a segunda guerra mundial.

O resgate do soldado Ryan (1998): Um dos filmes mais clássicos no que diz respeito a segunda guerra mundial, “O resgate do soldado Ryan” retrata a história de um grupo de militares que procuram um paraquedista, Ryan, que é o último filho de um grupo de 4 irmãos. Um filme bem intenso que mostra a realidade da guerra e dos tempos difíceis que acompanharam e se seguiram a estes períodos. Outros filmes como “O Rapaz do pijama às riscas” dão um outro angulo do que foi a segunda guerra mundial. Dois excelentes filmes, mas que certamente requerem um pacote de lenços para assistir até ao fim.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar