Crítica: Como Sons Of Anarchy desconstrói o machismo?

A série de drama/ação Sons of Anarchy esteve no ar de 2008 a 2014. Dividida em 7 temporadas intensas, conquistou muitos fãs, mas também alguns haters. O diretor da obra, Kurt Sutter, soube trabalhar bastante os personagens no decorrer da trama, livrando-se do clichê do grupo de fora da lei que, normalmente, é estereotipado como “macho alfa (ou macho escroto)”.  

De fato, em sua primeira camada é evidente o conceito “sexo, drogas e rock’n’roll”, mas você consegue enxergar algo a mais e se surpreender com a desconstrução de cada personagem. Isso porque, mesmo em um ambiente hostil de violência e prostituição, é possível identificar aquilo que é construído e desconstruído nos meios culturais e midiáticos na sociedade atual, inclusive o sexismo. Se você é fã da série ou ao menos tem interesse em conhecê-la, continue a leitura para entender!

Sinopse

Sons Of Anarchy foi originalmente transmitida pelo canal FX. O enredo se passa em uma cidade chamada Charming (norte da Califórnia), acompanhando o motoclube que faz uma espécie de vigilância nessa cidade. Dessa forma, os membros tempo proteger sua cidade de algumas gangues adversárias. 

Além disso, os personagens de Sons Of Anarchy se envolvem em tráfico de armas de fogo, drogas e também negociam com prostitutas. O protagonista da série, Jackson, conhecido como Jax Teller, interpretado por Charlie Hunnam, é um membro da Irmandade. Ao longo da história, ele vai ganhando obrigações e tem que pensar por todos cada vez mais.

Ao mesmo tempo, ele tenta se adaptar à vida de pai e viver um romance com sua, então, namorada de infância Tara. Enfim, ela é uma médica independente e honesta em Sons Of Anarchy, que luta por esse amor, mesmo em situação completamente desfavorável e diferente do que ela sonhava para sua vida. Além disso, Jackson é frequentemente intimidado por sua mãe e padrasto, bastante impiedosos, que comandam o clube. 

Uma série machista. Será?

Considerando que Sons Of Anarchy gira em torno do cotidiano de um clube composto apenas por homens, que possuem um estilo de vida nada convencional e também fora da lei, fica evidente que vamos nos deparar com diversas situações, onde o machismo não passa despercebido.

Ao começar pelo fato de que mulheres não podem participar do clube, assim como as traições, diversas festas com prostitutas e o modo em que os membros do clube se direcionam a elas (apenas como um objeto sexual). Além disso, em um capítulo de Sons Of Anarchy, a mãe de Jax Teller é estuprada, como uma espécie de retaliação de outras gangues. O diretor não deixou passar ilesa tamanha crueldade com a explícita violência sofrida pela personagem.

Homens fora da lei e o feminismo

Contudo, é preciso levar em consideração que Sons Of Anarchy se trata de uma história de homens fora da lei. Portanto, quem for assistir deve se preparar para o que vier. Inclusive, alguns boatos falam que a série saiu do catálogo da Netflix por conta das cenas de violência, fortes demais.

Entretanto, como desfecho do caso, Gemma, mesmo após ter sofrido o trauma, negligenciou qualquer possibilidade de denúncias, pensando em defender o clube e evitar que filho (Jax Teller) fosse envolvido em mais uma barbárie. Dessa forma, podemos entender que a lógica de Sons Of Anarchy não é colocar ela como apenas uma vítima de estupro, e, sim como uma mãe que está disposta a qualquer coisa para proteger seu filho.

Pode haver uma visão machista do diretor? Sim, no entanto, ele também quis colocar ênfase na força dessa mulher. Claro, além de abordar uma situação que pode ocorrer na vida real, por mais que seja cruel. Inclusive, fora dos cenários de gravação, a atriz que interpreta a Gemma (Katey Sagal) é esposa do, então, diretor de Sons Of Anarchy, Kurt Sutter.  

Afinal, como Sons of Anarchy desconstrói o machismo? 

Chegando até aqui é possível que você esteja acreditando que a autora desse texto está dando aquela bela “passada de pano”, não é mesmo? Brincadeiras à parte, o fato é que a série é bem mais profunda do que podemos imaginar. Afinal, existe toda uma relação com a peça Shakespeariana, Hamlet. E até mesmo com a imagem e bondade de Jesus Cristo. Como resultado, temos uma obra digna de aplausos, bastante forte e cheia de imprevisões.

As mulheres de Sons Of Anarchy

Sobre a presença das mulheres em SOA e a relação dos homens com elas, ao desenrolar da série, podemos ver os personagens masculinos se desconstruindo gradativamente. 

O primeiro que demonstrou empatia às mulheres foi Jax Teller. Nas primeiras temporadas de Sons Of Anarchy, ele se vingou de um grupo de traficantes que forneciam drogas para sua ex-esposa viciada, porém grávida, Wendy (Drea de Matteo). Além disso, mais adiante, ela passa por um internamento, onde Jax tenta de salvá-la do vício, assim como salvar seu filho. 

Outro episódio que chamou a bastante atenção em Sons Of Anarchy leva ao viés de desconstrução. Foi quando Oppie (Ryan Hurst), outro membro do clube, casou-se com uma prostituta, a Lyla Winston (Winter Ave Zoli). Ademais, ele ignorou todo o passado da mesma. 

Mulheres transexuais

Logo após, nos deparamos com o envolvimento de um dos membros da irmandade com uma prostituta transsexual, Venus Van Dam (Walton Goggins). Aliás, Trager, não só se envolve com Venus, como casa-se com ela no final de Sons Of Anarchy. 

Falando em Venus, não podemos esquecer da icônica cena (talvez a mais forte de Sons Of Anarchy) em que Jax Teller, descarrega uma pistola na cabeça da mãe do personagem transsexual. Isso ocorre no momento em que ela está disparando insultos preconceituosos e desprezíveis contra a filha. 

Por fim, podemos ver também a vingança de Jax Teller sobre a morte de Tara (Maggie Siff), sua amada que foi morta por engano em Sons Of Anarchy. Além disso, arriscamos a dizer que essa morte foi uma dos motivos de sua decadência e pouca satisfação pela vida. Afinal, ele já tinha se tornado um homem que respeitava a sua esposa e queria sentir o gosto de viver um casamento duradouro e feliz. 

Atualmente, Sons Of Anarchy está disponível no Star Plus.

Enfim, gostou dessa crítica de Sons Of Anarchy?

Por fim, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar