consumo de streaming

Conteúdo exclusivo faz consumo de streaming crescer 34%

Em gradativo crescimento, sobretudo nos últimos anos, os serviços de streaming registram saltos significativos de assinatura em datas próximas de estreia de conteúdos originais. O dado, que revela um movimento curioso dos clientes, consta de relatório da App Annie.

Recordista, a Indonésia registrou o salto mais expressivo, de incríveis 140% de incremento de assinaturas. No Brasil a alta foi mais sutil, atingindo uma curva ascendente de 34% de novos assinantes atraídos por produções próprias entre 2019 e 2021.

VEJA TAMBÉM

Conteúdo exclusivo faz consumo de streaming crescer 34%

Um elemento que seguramente favoreceu esse movimento e deve ser levado em conta na análise é a pandemia de covid-19, que forçou as pessoas a ficarem mais tempo dentro de casa.

Por outro lado, não se trata somente disso. O seriado sul-coreano Round 6, por exemplo, agradou tanto e em tão pouco tempo que, mesmo sem divulgação prévia, se tornou um fenômeno de audiência. Coincidência ou não, o fato é que 30 dias depois do lançamento, a Netflix obteve 6% de aumento no montante total de assinantes.

O número, à primeira vista, pode parecer inexpressivo. Porém, se observado à luz do histórico da empresa, em atividade no mercado desde 2007 e com uma carteira de aproximadamente 214 milhões de contas, o percentual parece tomar outro significado, não é mesmo?

Visando abocanhar a sua fatia de aumento de novos assinantes, a HBO Max é outra grande player do mercado de streaming a investir pesado em conteúdos exclusivos. O especial Friends: The Reuniões, por exemplo, garantiu à plataforma uma alta de 34% no total de assinaturas. Recentemente a HBO Max reuniu o elenco de Harry Potter, também com o objetivo de fazer um especial.

Futuro do Audiovisual

Principal emissora de televisão do país, quiçá de toda a América Latina, a Globo já se rendeu à nova realidade. E hoje, já encara o serviço como o futuro do mercado audiovisual. A seriedade que a empresa vem tratando o assunto é tão grande que, mesmo cercada de rivais poderosos, como Disney+ e YouTube, o aplicativo da gigante televisiva segue como o mais assistido do país. Confira o ranking abaixo:

ranking de plataformas mais assistidas
imagem: reprodução/App Annie

 

A empresa atrai o cliente ao fornecer acesso, através da assinatura do aplicativo, a todos os canais do grupo, como SporTV, GNT, Globo News e cobertura 24h do Big Brother Brasil. Isso sem mencionar o benefício de assistir com antecedência à produções que ainda não foram disponibilizadas na TV aberta, como a segunda temporada de Verdades Secretas.

Apesar das críticas de que a exclusividade de produtos dificultam o acesso à cultura, a soma das mensalidades de todas as plataformas ainda saem menos caro que um pacote completo de TV a cabo. Você concorda comigo?

Enfim, curtiu a matéria?

Então, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Arthur Machado

Arthur Machado

Arthur é formado em Comunicação Social e Jornalismo pelo Centro Universitário Metodista do Sul IPA. Redator experiente, já atuou também como acessor de imprensa e repórter.