Mirante: Conheça documentário gaúcho que estreou no cinema

O diretor Rodrigo John registrou imagens da evolução de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, durante os anos de 2007 e 2018 para o documentário Mirante. Em suma, o projeto acompanha o desenvolvimento urbano, social e politico da cidade.

O filme, portanto, tem ambientação na cidade brasileira de Porto Alegre. O lançamento oficial aconteceu no último dia 7 de setembro. No entanto, a produção levou mais de uma década para ficar pronta. Algo que envolveu alguns dos principais cenários da capital gaúcha ao longo dos últimos anos.

Abaixo, assista ao trailer oficial de Mirante.

Sinopse de Mirante, documentário ambientado em Porto Alegre

Em Mirante, um homem desenvolve o singular hábito de observar e admirar pessoas desconhecidas nas ruas de Porto Alegre. Através da janela do apartamento onde mora, ele registra alguns dos principais avanços sociais, políticos, estruturais e urbanos de uma das maiores metrópoles do país.

A jornada de um homem que desenvolve o hábito singular de observar e admirar pessoas desconhecidas nas ruas do centro de uma metrópole. Através da janela de sua casa, ele captura momentos corriqueiros que encapsulam a essência da vida urbana. O filme se desenrola ao longo de uma década registrando transformações políticas significativas e reabrindo feridas sociais em meio à virada política.“, revela a sinopse oficial do documentário.

Ao longo da exibição, portanto, o espectador entende algumas das principais transformações do Brasil. Ao mesmo tempo em que acompanha as pessoas, o protagonista do documentário também encara antigas feridas que afetam a todos em Porto Alegre.

Elenco e produção

mirante
Imagem: Divulgação | Edição: Minha Série Favorita

Em suma, a direção de Mirante ficou sob responsabilidade de Rodrigo John. A produção do documentário foi feita pela Osso Produções e por Adriana Hiller. O projeto tem classificação indicativa de 14 anos, com distribuição da Lança Filmes.

Recepção de Mirante

Por ser um projeto independente, Mirante passou por diversos festivais antes de chegar aos cinemas. No total, o documentário passou por oito festivais de cinema, incluindo o Festival de Biarritz. Além disso, ganhou o o prêmio de Melhor Contribuição Artística no 26º Festival de Cinema de Vitória.

Por fim, Mirante foi selecionado para os seguintes festivais: Festival de Biarritz (França), Festival Internacional de Cinema de Vancouver (Canadá), Dallas Medianale (Estados Unidos), Festival de Cinema Experimental de Bogotá – Cine Autópsia (Colômbia), 26º Festival de Cinema de Vitória (Brasil), Festival Ecrã (Brasil) e Cine Esquema Novo (Brasil).

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar