cinema-brasileiro-no-oscar-2024

Cinema Brasileiro no Oscar 2024: Um Panorama dos Filmes Elegíveis

Na última segunda-feira (29), a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou a lista dos filmes que estão concorrendo a representar o Brasil no Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional. Neste artigo, vamos explorar essa lista diversificada de 28 produções, o processo de seleção e o cronograma das próximas etapas.

A primeira fase de seleção já foi concluída com 28 filmes inscritos. Agora, a Comissão de Seleção tem a tarefa de escolher seis longas-metragens dessa lista para avançarem para a etapa final. No final deste processo, apenas um título será escolhido para disputar uma vaga na cobiçada premiação internacional.

Cronograma e Filmes Brasileiros em Disputa

  • 5 de setembro: anúncio da pré-lista com seis filmes
  • 12 de setembro: anúncio do filme escolhido pela comissão

O cenário é riquíssimo e variado, com filmes que abrangem diversos gêneros e temáticas. Abaixo, algumas produções que chamam a atenção:

Dramas de Impacto Social

  • A Primeira Morte de Joana” de Cristiane Oliveira explora segredos familiares e questões de gênero no Sul do Brasil.
  • Angela” de Hugo Prata foca no famoso caso de assassinato da socialite Ângela Diniz, envolvendo violência doméstica e controle emocional.

Narrativas de Empoderamento

  • Medusa” de Anita Rocha da Silveira fala sobre um grupo de jovens mulheres que lutam contra os padrões sociais opressivos.
  • Ninguém é de Ninguém” de Wagner de Assis é um drama com toques de suspense sobrenatural e espiritualidade, que explora relações abusivas e a jornada para cura e perdão.

Histórias Reais e Biográficas

  • Jair Rodrigues – Deixa que Digam” de Rubens Rewald, relata a trajetória do influente cantor brasileiro Jair Rodrigues.
  • Nosso Sonho” de Eduardo Albergaria faz um retrato íntimo da famosa dupla de funk melody, “Claudinho e Buchecha”.

Aventura e Animação

  • Chef Jack, O Cozinheiro Aventureiro” de Guilherme Fiuza Zenha é um filme de animação que segue um chef em busca de redenção através de uma competição culinária.

Suspense e Mistério

  • Pedágio” de Carolina Markowicz aborda temas polêmicos como a “cura gay” através da história de uma cobradora de pedágio.

O que Esperar das Próximas Etapas

A divulgação dos seis filmes selecionados para a próxima fase será em 5 de setembro. Já o grande escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar será anunciado em 12 de setembro.

O cinema brasileiro mostra mais uma vez sua riqueza e diversidade com uma forte lista de candidatos a representar o país no Oscar 2024. Agora resta aguardar as próximas etapas para saber qual dessas narrativas conquistará não apenas a Comissão de Seleção, mas talvez também o júri da Academia.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Magui Schneider

Magui Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.

Fã de filmes e séries investigativos, suspense psicológico, comédias, dramas e ação.

Minhas séries favoritas são La Casa de Papel, The Sinner, Sense8, Stranger Things, O Mundo Sombrio de Sabrina, Black Mirror, Lúcifer, Orange Is The New Black, Vis a Vis, Desejo Sombrio, Três Vidas, entre outras.

Já meus filmes favoritos são Jurassik Park, Bird Box, O Limite da Traição, Imperdoável, entre outros.
Amo os filmes de ação com The Rock.

Para relaxar, gosto de uma boa comédia pastelão, incluindo As Branquelas e Os Farofeiros. E como fã incondicional de Paulo Gustavo, sou muito fã de todos os filmes "Minha Mãe é uma Peça".