Qual o melhor: Chromecast com Google TV ou Apple TV 4K?

Duas das principais opções do mercado, chromecast com Google TV ou Apple TV, qual é a melhor opção? Saiba mais sobre cada um.

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Duas das principais opções no mercado de media centers, são o Chromecast com Google TV e Apple TV 4K. Mas afinal, qual é a melhor opção para escolher? Pensando nisso, reunimos as principais características de cada um para você fazer a melhor escolha.

Primeiramente, os dois possuem recursos avançados de som e imagem com ótimas plataformas. O Chromecast tem Google TV, semelhante ao sistema Android TV. Já a Apple TV 4K tem tvOS, sistema exclusivo dos dispositivos da maçã.

Contudo, ambos aparelhos suportam comandos de voz e podem servir de plataforma de controle para uma residência conectada. Além do mais, os dois reproduzem conteúdo em 4K e são compatíveis com Dolby Vision, Atmos e formatos HDR. Confira abaixo mais detalhes do Chromecast e Apple TV.

Chromecast com Google TV

Primeiro referente ao design, o aparelho do Google é minimalista e mal é notado, pois fica atrás da TV, na entrada HDMI. Já o seu controle é pequeno e não é muito diferente do concorrente, mas um ponto negativo é não possuir espaço para uma conexão Ethernet, algo que na Apple TV tem.

O Chromecast processa imagem em 4K através do processador Armlogic de quatro núcleos. Com capacidade de 8 GB de espaço para dados. É compatível com formatos de vídeo HDR, HDR10+ e Dolby Vision, além do formato Dolby Atmos para reprodução de áudio. O Chromecast oferece saída HDMI, além de Wi-Fi e bluetooth.

Sobre o sistema, em suma, o produto do Google aposta na Google TV, uma plataforma que substitui o Android TV e se destaca pela oferta de conteúdo por meio da mesma Play Store que tem no smartphone. Apps de streaming podem ser baixados, assim como games. Também é possível alugar ou comprar filmes e séries direto do Google.

Assim como nos celulares com android, é possível utilizar suporte a comandos por voz pelo assistente virtual do Google.

Apple TV 4K

Se tratando de design, o dispositivo da Apple é compacto, mas tem um formato mais convencional do que o do concorrente. Porém uma vantagem para a Apple TV é o espaço para uma conexão Ethernet inexistente no dispositivo rival.

Em termos de tecnologia e ter o processador mais rápido, a Apple TV 4K tem seu lado positivo. O dispositivo roda com um processador A12 Bionic, lançado em 2018 com o iPhone XR, que é mais do que suficiente para rodar imagem 4K e demais tarefas típicas de um media center. O espaço de armazenamento também é maior, se comparado ao do Google. As unidades têm 32 ou 64 GB.

Assim como o concorrente, a Apple TV também processa imagem em 4K, é compatível com formatos de vídeo HDR, HDR10+ e Dolby Vision, além do formato Dolby Atmos para reprodução de áudio. Porém, oferece saída HDMI de sexta geração, Wi-Fi mais rápido e avançado.

O media center da Apple tem ainda conectividade Gigabit Ethernet, recurso essencial para garantir streaming estável de vídeo 4K. As redes sem fio podem não oferecer a taxa de transferência necessária para curtir material em UHD sem travar.

O sistema operacional da Apple TV é o tvOS, específico da maçã para a linha de media centers. A plataforma permite acessar a App Store, além de serviços da Apple, como o Apple Arcade para jogar games por meio de streaming. Assim como nos celulares com iOS, é possível utilizar suporte a comandos por voz pela assistente virtual da Apple, Siri.

Comparação das funções e conteúdo

Em suma, nos dois dispositivos há suporte aos serviços de streaming mais populares da atualidade, que vão desde o YouTube até os streamings Netflix, Globoplay e Prime Video, por exemplo. Também há opções para locação ou compra de conteúdo digital, além de serviços de streaming de áudiocomo o Spotify.

Outra semelhança entre os dois é a possibilidade de controlar casas conectadas por voz, centralizando o gerenciamento de dispositivos conectados na residência.

Ambos possuem conectividade Bluetooth, então os dois media centers oferecem controle remoto com capacidade de reconhecimento de voz. Além disso, também possibilitam a conexão de fones de ouvido e controles sem fio.

Porém, há um recurso interessante e exclusivo do produto da Apple. Onde permite que o usuário faça ajustes de cor usando a tela de um smartphone. O objetivo é usar o sensor de luz do celular para encontrar o equilíbrio de cor e contraste para cada ambiente, ajustando e melhorando a qualidade de imagem gerada pela Apple TV.

Valores

Por fim, o fator que pode ser decisivo para escolher. Atualmente não é difícil de encontrar os dois produtos no mercado brasileiro. Porém, o Chromecast leva vantagem se tratando de preço. O media center com Google TV, custa em torno de R$ 389,00. Já o media center da Apple custa um valor bem mais alto, em torno de R$ 1.612,00 na Amazon.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar