Chacina da Candelária será tema de minissérie da Netflix

A Netflix lançará uma minissérie sobre a Chacina da Candelária, crime chocante que deixou oito mortos no Rio de Janeiro, em 1993.

A Netflix lançará uma minissérie sobre a Chacina da Candelária. O crime chocante deixou 8 mortos no Rio de Janeiro, em 1993. Em suma, a previsão de estreia é para 2023  e as gravações começam no 2º semestre de 2022. A minissérie terá 4 episódios e 4 protagonistas. A novidade foi revelada na última quarta-feira (27), durante painel da própria Netflix no Rio2C, evento de inovação que acontece no Rio de Janeiro.

VEJA TAMBÉM: Amazon quer comprar direitos de transmissão de nova liga de futebol

Chacina da Candelária será tema de minissérie da Netflix

A minissérie, ainda sem título confirmado, tem como showrunner o cineasta Luis Lomenha. Em suma, ela passou os 2 últimos anos trabalhando na produção. “A gente está tentando ressignificar um fato trágico. A gente quer fazer o espectador entender que as crianças que morreram na chacina da candelária eram crianças”, disse.

Ademais, para auxiliar no roteiro, Lomenha contou com sobreviventes do massacre, na época, adolescentes que dormiam nas proximidades da Igreja da Candelária. “Eles nos ajudaram a entender um pouquinho daqueles meninos que viviam ali na igreja. (…) Esses homens e mulheres narraram uma visão completamente distinta da visão que a sociedade tinha deles”. Relatou.

Além disso, o diretor ainda ressalta que a produção não terá violência extrema ou sensacionalismo. “Não esperem assistir corpos negros no chão, violência extrema, a gente vai contar isso de uma forma completamente diferente”, afirma. “O nosso desafio é fazer diferente da forma como a TV e o jornal mostram esses corpos”. Complementa.

Sinopse

A produção acompanha as 36 horas que antecedem a tragédia pelo ponto de vista de 4 crianças. Oriundos de lares desestruturados, esses jovens encontram nas ruas do Rio de Janeiro, e na companhia mútua, uma forma de tocar a vida e, quem sabe, alcançar seus sonhos e viver aventuras – até terem seus futuros interrompidos por uma chacina de repercussão mundial.

Sobre a Chacina da Candelária

Em suma, a chacina da Candelária, como ficou conhecido este episódio, foi uma chacina que ocorreu na noite de 23 de julho de 1993. A tragédia ocorreu próximo à Igreja da Candelária, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro. Neste crime, oito jovens de 11 a 19 anos, foram assassinados. O caso foi listado pelo portal Brasil Online (BOL, 2015) e pela Superinteressante (2015) ao lado de outros crimes que “chocaram” o Brasil.

Na data, pouco antes da meia-noite, dois Chevettes com placas cobertas pararam em frente à Igreja da Candelária. Em seguida, os ocupantes atiraram contra dezenas de pessoas, a maioria adolescentes, que estavam dormindo nas proximidades da Igreja. Posteriormente, nas investigações, descobriu-se que os autores dos disparos se tratavam de milicianos.

Como resultado, seis menores e dois maiores morreram e várias crianças e adolescentes ficaram feridos. Segundo estudos realizados por associações ligadas à organização Anistia Internacional, quarenta e quatro das setenta pessoas que dormiam nas ruas daquela região perderam a vida de forma violenta. Por fim, todas as vítimas eram pobres e negras.

Enfim, curtiu a matéria?

Então, acompanhe a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar