- Publicidade -

As 100 melhores comédias de todos os tempos, segundo a BBC

A BBC entrevistou 253 críticos de cinema (135 homens e 118 mulheres) de 52 países e seis continentes, para responder a uma pergunta bem complicada: quais são as 100 melhores comédias de todos os tempos?

- Publicidade -

A comédia no cinema, historicamente, é considerada uma arte secundaria quando comparada a seu co-irmão, o drama. As premiações do Oscar geralmente ignoram esse gênero, tanto que atores cômicos decidem tentar uma melhor sorte com papéis dramáticos e o cânone dos clássicos modernos indica que “o que faz você rir” não pode ser considerada como uma grande obra cinematográfica.

Daí eu faço a seguinte pergunta: deixar algumas lágrimas rolarem enquanto assistimos a um filme tem mais valor emocional do que rir em voz alta? Essa é uma pergunta que a Academia jamais saberá responder.

Em The Journey of Sullivan, o diretor Preston Sturges mostrou que é tranquilamente possível fazer comédias com conteúdo. No filme vemos uma homenagem a Chaplin, Keaton e todos os comediantes que tinham um único objetivo em suas obras: fazer rir.

- Publicidade -

Com enorme maestria, Sturges passa por vários estilos de humor, desde o slapstick às perseguições (uma marca clássica na era da comédia silenciosa). É uma daquelas histórias que nos lembram que, de vez em quando, não é ruim desconectar um pouco o cérebro e apenas rir.

Bem, chega de enrolação! Destaquei abaixo as 10 primeiras da lista, que surpreendentemente não conta com Charlie Chaplin.

10. The General (Clyde Bruckman e Buster Keaton, 1926)

9. This Is Spinal Tap (Rob Reiner, 1984)

- Publicidade -

8. Playtime (Jacques Tati, 1967)

7. Airplane! (Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker, 1980)

6. Life of Brian (Terry Jones, 1979)

5. Duck Soup (Leo McCarey, 1933)

- Publicidade -

4. Groundhog Day (Harold Ramis, 1993)

3. Annie Hall (Woody Allen, 1977)

2. Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (Stanley Kubrick, 1964)

1. Some Like It Hot (Billy Wilder, 1959)

- Publicidade -

A lista completa você pode conferir clicando aqui. A matéria também trás uns fatos históricos do cinema, além de uma série de curiosidades.

Já riu com algum dos filmes da lista? Conte para nós aí nos comentários! 😉

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar