Amazon libera o filme O Silêncio dos Inocentes em seu catálogo

O longa de terror O Silêncio dos Inocentes estreia nesta sexta-feira (29), na plataforma Amazon Prime Video. Relembre sobre o filme.

Nesta sexta-feira (29), O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs) que é um clássico entre os filmes de terror, estreia na plataforma Amazon Prime Video. Em suma, o filme norte-americano que possui 1h e 58min é dos gêneros suspense, drama e terror, dirigido por Jonathan Demme e estrelado por Jodie Foster, Anthony Hopkins, Ted Levine e Scott Glenn. Escrito por Ted Tally, ele se baseia no livro publicado em 1988 por Thomas Harris.

Ademais, o longa é o segundo a apresentar o Dr. Hannibal Lecter, um brilhante psiquiatra e assassino canibal em série, antecedido por Caçador de Assassinos de 1986, dirigido por Michael Mann. No filme, Clarice Starling, uma jovem estagiária do FBI, pede ajuda do prisioneiro Dr. Lecter para prender outro serial killer, conhecido apenas como “Buffalo Bill”.

O Silêncio dos Inocentes foi lançado em 14 de fevereiro de 1991 nos Estados Unidos e arrecadou mais de 130 milhões de dólares durante sua exibição no país. Em todo o mundo, sua bilheteria alcançou 272.742.922 de dólares em um orçamento de 19 milhões, tornando-se o quinto filme com maior bilheteria de 1991 em todo o mundo. O longa estreou no 41º Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde competiu pelo Urso de Ouro, enquanto Demme recebeu o Urso de Prata de Melhor Diretor. 

VEJA TAMBÉM: Os 5 melhores filmes com Anthony Hopkins, estrela de Hannibal

Sinopse do filme O Silêncio dos Inocentes

A agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster) é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o periogoso psicopata, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.

Crítica do filme O Silêncio dos Inocentes

Aclamado pela crítica após o lançamento, tornou-se o 3º filme (sendo os outros dois Aconteceu naquela noite e Um Estranho no Ninho) na história do cinema a receber um Oscar nas 5 categorias principais: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado. Além disso, foi também o 1º filme considerado terror a vencer o Oscar de Melhor Filme. E o 3º desse gênero a ser indicado, depois de O Exorcista (1973) e Tubarão (1975). Sendo até o ano de 2015, o único filme de Terror a ganhar um Oscar de Melhor Filme.

O filme é “culturalmente, historicamente e esteticamente” importante pela Biblioteca do Congresso e foi escolhido para ser preservado no National Film Registry em 2011. Uma sequência intitulada Hannibal foi lançada em 2001 com Hopkins reprisando seu papel, seguido por dois prelúdios: Dragão Vermelho de 2002 e Hannibal: A Origem do Mal de 2007.

Elenco do Filme

  • Jodie Foster como Clarice Starling
  • Masha Skorobogatov como jovem Clarice Starling
  • Anthony Hopkins como Dr. Hannibal Lecter
  • Scott Glenn como Jack Crawford
  • Ted Levine como Jame “Buffalo Bill” Gumb
  • Anthony Heald como Dr. Frederick Chilton
  • Brooke Smith como Catherine Martin
  • Kasi Lemmons como Ardelia Mapp
  • Frankie Faison como Barney Matthews
  • Diane Baker como Senadora Ruth Martin
  • Tracey Walter como Lamar
  • Charles Napier como Tenente Boyle
  • Danny Darst como Sargento Tate
  • Ales Coleman como Sargento Jim Pembry
  • Dan Butler como Roden
  • Paul Lazar como Pilcher
  • Ron Vawter como Paul Krendler
  • Roger Corman como Diretor do FBI Hayden Burke
  • George A. Romero como Agente do FBI lotado em Memphis (não creditado)
  • Chris Isaak como Comandante da SWAT
  • Harry Northup como Sr. Bimmel
  • Brent Hinkley como Oficial Murray

Curiosidades sobre o filme O Silêncio dos Inocentes

Produção

Antes do lançamento do romance, a Orion Pictures fez uma parceria com Gene Hackman para trazer o romance para a tela grande. Em suma, com Hackman definido para dirigir e possivelmente estrelar o papel de Crawford, foram feitas negociações para dividir o custo dos direitos de US$ 500,000 entre Hackman e o estúdio.

Além de garantir os direitos do romance, os produtores também adquiriram os direitos sobre o nome “Hannibal Lecter”, pertencentes ao produtor de Manhunter, Dino De Laurentiis. Entretanto, devido ao fracasso financeiro do filme anterior, De Laurentiis emprestou os direitos de personagem da Orion Pictures gratuitamente.

Em novembro de 1987, Ted Tally recebe um convite para escrever a adaptação, na qual aceitou. Quando ele estava no meio do primeiro rascunho, Hackman se retirou do projeto e o financiamento caiu. No entanto, Mike Medavoy, co-fundador da Orion Pictures, garantiu que Tally continuasse escrevendo, já que o próprio estúdio cuidava do financiamento e procurava um diretor substituto. Como resultado, o diretor Jonathan Demme aceitou dirigir o projeto, após ler o romance.

A partir daí, o projeto decolou rapidamente, como explicou Tally, “Demme leu meu primeiro rascunho pouco depois de terminar e nos conhecemos, então fiquei surpreso com a velocidade das coisas. Nos encontramos em maio de 1989 e estava filmando em novembro. Não me lembro de grandes revisões”.

Sobre o Elenco

Jodie Foster estava interessada em interpretar Clarice Starling, mas a primeira convidada para o papel foi Michelle Pfeiffer que recusou por achar o tom muito sombrio. Após a recusa, Meg Ryan e Laura Dern foram convidadas e também recusaram. Por fim, Foster recebeu o papel devido a sua paixão pela personagem.

Para o papel do Dr. Hannibal Lecter, Demme se aproximou de Sean Connery. Depois que o ator recusou por achar o roteiro revoltante, Anthony Hopkins recebeu o papel com base em sua performance em The Elephant Man (1980).

Outras Curiosidades

Em suma, o doutor Hannibal Lecter, vivido por Anthony Hopkins, aparece em torno de 16 minutos na tela e o ator já revelou em entrevistas que pelo título do filme achava que a obra se tratava de uma história infantil.

Além disso, Hopkins estudou arquivos de assassinos, visitou prisões e até esteve presente durante algumas audiências sobre assassinatos em séries. Uma das inspirações do ator para viver Hannibal foi um amigo em Londres que nunca piscou, o que incomodava todos ao redor.

Ademais, a máscara que Hopkins usava se tornou um símbolo icônico do filme. Foi criado por Ed Cubberly, de Frenchtown, Nova Jersey, que havia feito várias máscaras para atletas da NHL.

Por fim, as filmagens ocorreram em Pittsburgh, Pensilvânia e no norte da Virgínia Ocidental. A casa de Buffalo Bill usada para cenas externas foi em Layton, também na Pensilvânia. O exterior do Western Center, perto de Canonsburg, serviu de cenário para o Hospital Estadual de Baltimore para os Criminosos Insanos. No que era um raro ato de cooperação na época, o FBI permitiu que as cenas fossem filmadas na Academia do FBI em Quantico, inclusive alguns membros da equipe do FBI atuaram em papéis pequenos.

Enfim, curtiu a matéria sobre O Silêncio dos Inocentes?

Então, acompanhe a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar