Alice

Alice in Borderland faz referência a Alice no País das Maravilhas

O que o dorama japonês Alice in Borderland tem semelhança com o conto Alice no País das Maravilhas? Descubra.

Certamente se você é um dos inúmeros fãs de Alice in Borderland deve ter percebido que o dorama apresenta algumas semelhanças com uma das histórias mais clássicas da literatura. Assim como, outros contos de fadas, Alice no País das Maravilhas está entre as tramas mais sinistras e adaptadas pelo cinema.

Escrito por Lewis Carroll, a obra foi publicada em 1865 e já ganhou inúmeras versões, a mais conhecida é a de 1951, produzida pela Disney. Em cada detalhe de Alice in Borderland é possível ver muitas referências, mas se você ainda não notou, nós te ajudamos.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? Clique Aqui e aproveite!

6 referências de Alice no País das Maravilhas em Alice in Borderland

Abaixo, confira as referências encontradas:

1. Alice versão masculina

Interpretado pelo ator Kento Yamazaki, Arisu é, de fato, a referência mais difícil de identificar, já que na verdade é o nome do personagem. Essa só entende quem é fluente em japonês, é que ‘Arisu’ é a forma como os japoneses pronunciam o nome ‘Alice’.

É provável que a partir de agora seu olhar ficará mais atento e perceberá as semelhanças do protagonista da série e do conto.

2. O Coelho Branco

Usagi representa na série o carismático Coelho Branco. Aliás, seu nome literalmente significa ‘coelho’. Além disso, sua agilidade e habilidade em correr e escalar edifícios e montanhas, de fato, lembram um coelho.

3. Misterioso gato listrado

Com toda a certeza, Chishiya pode ser comparado ao gato Cheshire. Irônico e enigmático, o personagem de Nijiro Murakami tem boas intenções e tenta ajudar Arisu, contudo por vezes confunde o protagonista com frases dúbias e às vezes sem sentido.

4. Kuina é a Lagarta

Assim como, a simbologia da transformação de uma lagarta em borboleta, Kuina passa por uma metamorfose. Principalmente pelo fato da personagem ser uma mulher trans que abandonou a família por falta de apoio.

5. Referência mais evidente

Com toda a certeza, a Rainha de Copas é a referência mais clara de Alice in Borderland. A personagem de Riisa Naka não somente é parecida com a personagem do conto, mas também na personalidade maléfica. Afinal, Mira é a última carta que Arisu e Usagi enfrentam na 2ª temporada, representando também um dos jogos mais difíceis. Igualmente ao livro, a Rainha escolhe o jogo de críquete

No entanto, a diferença está no resultado da competição. Na obra de Lewis Carroll, Alice é considerada culpada e tem, como possível destino, a cabeça cortada. Já em Alice in Borderland, os protagonistas devem julgar suas próprias performances, no jogo e na vida real.

6. Verdadeiro significado das histórias

Qual o verdadeiro significado da história de Alice in Borderland? Como os personagens foram parar nesse universo paralelo? De fato, essa resposta o dorama ainda não mostrou. Um indicativo pode ter sido dado após os protagonistas encerrarem os jogos e retornarem para casa sem lembrar nada do que aconteceu. Se o dorama seguir o conto, tudo pode ter sido apenas um sonho. Será?

Alice in Borderland está em sua 2ª temporada e você pode assistir na Netflix.

Então, para você Alice in Borderland tem mais referências de Alice no País das Maravilhas? Comenta aqui!

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Gabriele Lorscheiter

Gabriele Lorscheiter

Gabriele Lorscheiter, ou simplesmente Gabi, é formada em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo com ênfase em Gestão da Comunicação pelo Centro Universitário Metodista - IPA.