Agente Oculto é baseado em fatos reais

Agente Oculto é baseado em fatos reais? A história do filme Netflix

Agente Oculto, novo filme de ação da Netflix está em alta na plataforma. Será que essa história envolvente é baseada em fatos reais?

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Alto orçamento, muita ação, suspense e um elenco de peso. Qual o resultado dessa equação? Sucesso absoluto. Ou seja, é isso que Agente Oculto tem alcançado entre os assinantes da Netflix. Dirigido por Joe e Anthony Russo, de Vingadores, o filme apresenta Chris Evans no papel do agente da CIA Lloyd Hansen. Como seu antagonista mais uma estrela, Ryan Gosling no papel de um assassino freelancer. Muitos veem se perguntando se Agente Oculto é baseado em fatos reais. Será?

Baseado no romance de Mark Greaney, a trama acompanha o chamado Gray Man, ex-agente da CIA, Court Gentry (Gosling). Então, diante da carreira arruinada passa a agir contra agência. No entanto, logo passará a ser perseguido pelo ex-colega, Hansen. Dessa forma, inicia uma eletrizante caça. É provável que o longa dê início a uma franquia.

Agente Oculto é baseado em fatos reais? A história do filme Netflix

De fato, o longa é inspirado em uma história, mas não verdadeira e sim em uma série de livros.Com um total de 11 volumes publicados, a obra de Mark Greaney é composta de muita ação, personagens complexos, bem como reviravoltas surpreendentes. Basicamente baseada no primeiro livro, a adaptação exigiu algumas alterações.

O que foi modificado?

Lloyd em Agente Oculto e no livro

O filme Agente Oculto inicia com a fuga de Sierra Six, que acaba descobrindo evidências que incriminam o agente da CIA Denny Carmichael. Já no livro o motivo que leva à perseguição é diferente. Lloyd Hansen é na verdade um advogado encarregado de liderar uma equipe que persegue Six. Esse por sua vez está fugindo, pois matou o irmão do presidente nigeriano.

Six em Agente Oculto e no livro

Em Agente Oculto, Six é enviado para a prisão após matar seu pai. No entanto, na obra literária eles nem mesmo se relacionam. Contudo o patriarca comanda uma escola SWAT. É lá que Six recebe o treinamento que posteriormente o ajudou após ser recrutado por Fitzroy para o programa Sierra. Ainda assim, ele cumpre pena por matar três pessoas sem relação alguma com a sua família.

Carmichael e Suzanne

Ambos personagens não estão presentes no primeiro livro. Aliás, eles são introduzidos à história muito depois da trajetória de Six se desenvolver. Na obra, Carmichael acaba trabalhando para o Serviço de Inteligência Saudita.

Relação entre Carmichael, Suzanne e Hansen

No longa Agente Oculto, Carmichael, Suzanne e Hansen foram colegas de faculdade e juntos recrutados. Além disso, costumavam ser amigos, isso pode explicar a brutalidade na qual lidam com as situações. Hansen no livro se foi muito antes de Carmichael e Suzanne aparecerem.

Dani Miranda

A personagem de Ana de Armas (Dani Miranda) foi adicionada ao elenco de Agente Oculto. Os diretores sentiram a necessidade de inserir uma personagem feminina com mais relevância para a história, já que o livro não apresenta.

Família de Fitzroy no filme x livro

A relação entre Claire e Six é muito forte em Agente Oculto. Aliás, é essa conexão que move a história. Contudo, no livro, Hansen mantém toda a família de Fitzroy em um cativeiro na Normandia. Assim, não apenas a sobrinha, mas esposa e filhos precisam ser salvos.

Gabriele Lorscheiter

Gabriele Lorscheiter

Gabriele Lorscheiter, ou simplesmente Gabi, é formada em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo com ênfase em Gestão da Comunicação pelo Centro Universitário Metodista - IPA.