A Queda da Casa de Usher: História Real Por Trás da Série

A Netflix lançou a sua nova série de terror e drama, ‘A Queda da Casa de Usher‘, criada por Mike Flanagan. Em suma, a trama desvenda uma narrativa envolvente sobre uma família rica que se vê imersa em desgraças e tragédias. Mas será que essa trama aterradora tem raízes na realidade ou é apenas fruto da imaginação dos roteiristas? Vamos mergulhar nesse enredo e descobrir se a série tem alguma base em fatos reais.

Inspiração nas Obras de Edgar Allan Poe

a-Queda_da-casa-usher
Imagem: Netflix | Edição: Minha Série Favorita

O nome ‘A Queda da Casa de Usher’ é uma clara homenagem ao conto de Edgar Allan Poe de 1839. No entanto, a relação da série com as obras de Poe vai além. Várias histórias curtas e um renomado poema servem de inspiração para a família Usher e sua saga.

Quase todos os episódios da série de oito partes levam o nome de uma das histórias curtas de Poe, com exceção do piloto, intitulado ‘A Noite Sombria’, que se inspira no poema mais influente de Poe, ‘O Corvo’, de 1845. Ainda assim, a série segue uma única narrativa, dispersa em três linhas do tempo diferentes – passado, presente e futuro.

Portanto, embora histórias curtas como ‘O Coração Delator’ e ‘O Gato Preto’ influenciem maciçamente seus respectivos episódios, o tema predominante da queda da família Usher e o iminente sofrimento são herdados das obras de Poe ‘A Queda da Casa de Usher’ e ‘O Corvo’.

Semelhanças com a Purdue Pharma e a Família Sackler

Nos momentos mais contemporâneos da série, a narrativa se concentra na família Usher e sua influência sobre o mundo através da empresa farmacêutica gigante e seu analgésico líder, o Ligodone. A trama se inicia com a empresa da família Usher, a Fortunato, sendo alvo de críticas por sua contribuição para a crescente Crise dos Opioides, ao promover o Ligodone como um medicamento não viciante, apesar de suas propriedades altamente viciantes.

Da mesma forma, o próprio nome Usher também enfrenta repercussões legais dependendo do resultado do julgamento. Muitos podem reconhecer essa situação pelo julgamento real contra a Purdue Pharma e a família Sackler, que detinha ações na empresa. A Purdue Pharma e seu analgésico opioide, OxyContin, foram amplamente responsabilizados pela epidemia de opioides.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? Clique Aqui e aproveite!

Assim, mais de mil governos estaduais e locais moveram ações judiciais contra a empresa. Embora os detalhes sobre a Purdue Pharma e a Fortunato Pharma difiram significativamente, a semelhança superficial imediata entre as duas e as famílias por trás delas é difícil de ignorar.

No entanto, é importante observar que a série nunca estabelece paralelos explícitos entre suas tramas e os julgamentos da Purdue Pharma. Em vez disso, a série foca nas más práticas da Indústria Farmacêutica, usando-a como veículo para o mal cometido pelos Usher. Dessa forma, a série faz uma afirmação mais ampla sobre o problema e o aborda dentro de um certo contexto na narrativa.

Em última análise, a exploração de questões sociais pela série cria uma ligação entre a realidade e a ficção. No entanto, ela é utilizada apenas como um comentário para servir à narrativa geral da série, ancorada nos temas característicos das obras de Poe – a morte e o arrependimento.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar