Blade Runner: Sequências corrigem GRANDE ERRO do filme

Blade Runner é uma franquia de ficção científica que começou em 1982, com o lançamento do filme dirigido por Ridley Scott e estrelado por Harrison Ford. O filme se baseia no livro de Philip K. Dick “Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?“. A trama se passa em um futuro distópico. Nessa época, os replicantes – seres humanos artificiais – fazem trabalhos perigosos e ilegais na Terra e em colônias fora do planeta.

O personagem principal do filme é Rick Deckard. Ele é um Blade Runner – um caçador de replicantes. Após quatro replicantes desonestos fugirem para a Terra e se infiltrarem na Tyrell Corporation, a empresa que os criou, Rick Deckard entra em aç. O objetivo dos replicantes é encontrar o criador deles, o magnata da Tyrell Corporation. Além disso, eles tentam prolongar suas vidas, que são limitadas a apenas três anos.

Blade Runner foi um sucesso comercial e de crítica, e até hoje visto como um dos melhores filmes de ficção científica. No entanto, o filme conta com um grande erro no cânone. Essa questão ganhou uma nova perspectiva com suas duas sequências.

Blade Runner 2049

Blade Runner 2049
Imagem: Columbia Pictures

A primeira sequência, Blade Runner 2049, foi lançada em 2017, dirigida por Denis Villeneuve. O filme se passa 30 anos após os eventos do primeiro filme. A trama segue um novo Blade Runner, K, interpretado por Ryan Gosling.

K descobre um segredo que pode mudar o curso da história e embarca em uma jornada para encontrar Deckard, que está desaparecido há décadas. O filme teve boa recepção da crítica e dos fãs. Ademais, a obra ganhou indicação a vários prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Fotografia e o Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora Original.

Blade Runner: Black Lotus

A segunda sequência é a série animada Blade Runner: Black Lotus, que estreou em 2021 na Adult Swim e Crunchyroll. A série se passa em Los Angeles, em 2032, e segue uma replicante chamada Elle. Ela trabalha como caçadora de recompensas.

A série é assinada por Shinji Aramaki e Kenji Kamiyama. A Sola Digital Arts e o estúdio de animação da Alcon Entertainment fazem a produção. A série obteve críticas mistas, mas ganhou muitos elogios por sua animação impressionante e pelo seu enredo intrincado.

Qual o erro de Blade Runner corrigido nas sequências?

Uma das principais questões levantadas pelas sequências de Blade Runner é a identificação dos replicantes. No primeiro filme, os Blade Runners usavam um dispositivo chamado Voight-Kampff para determinar se uma pessoa era um replicante ou um ser humano. O dispositivo testava a empatia da pessoa por meio de uma série de perguntas complexas e aparentemente aleatórias.

No entanto, as sequências de Blade Runner mostram que os replicantes têm números de série. Isso facilita a identificação, bastando um simples exame. Isso levanta a questão: por que o Voight-Kampff foi estabelecido em primeiro lugar?

A resposta tem relação com a intenção de separar os replicantes da humanidade. A intenção era evitar que fossem vistos como humanos. Mas o sucesso da franquia não se limita apenas aos filmes. Blade Runner também se expandiu para outras mídias, como livros, quadrinhos e videogames.

Outras sequências

Em 1997 aconteceu o lançamento do jogo de videogame “Blade Runner”. O game se passa no mesmo universo do filme e segue um novo personagem, Ray McCoy, que é um Blade Runner encarregado de caçar replicantes ilegais. O jogo ganhou elogios por sua história e atmosfera. Além disso, foi um dos melhores jogos de aventura da época.

Além disso, Blade Runner também inspirou muitos outros filmes e obras de ficção científica. O visual futurista do filme, com sua mistura de tecnologia avançada e decadência urbana, influenciou uma geração inteira de filmes de ficção científica, como “The Fifth Element”, “Minority Report” e “The Matrix”.

O conceito de replicantes, seres artificiais que são indistinguíveis dos humanos, também se tornou um tema recorrente na ficção científica.

A franquia Blade Runner tem um lugar especial na cultura popular e continua a inspirar e fascinar os fãs em todo o mundo. Se você ainda não assistiu aos filmes ou jogou o jogo, agora é a hora de embarcar nessa jornada emocionante e explorar um universo único e fascinante.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar