As 5 melhores trilogias de filmes de todos os tempos

O cinema popularizou o modelo de trilogia ao longo do século passado

O século passado popularizou o modelo de trilogias de filmes para o cinema. Em termos de cultura pop e de cultura nerd, as trilogias tornaram-se o padrão para contar histórias na indústria e ascenderam diversos roteiros ao longo dos anos. Em suma, uma trilogia compõe, como o nome sugere, três partes de uma história.

Conceber um filme é sempre uma tarefa complexa. Pensar em sequências, então, é algo raro. Contudo, os anos provaram que alguns diretores conseguem captar a ideia do roteiro para dividi-los em três filmes. Assim, separamos uma lista definitiva com as melhores trilogias de filmes de todos os tempos. No geral, são obras que marcaram a indústria do cinema durante gerações e gerações.

+ Quer assistir HBO Max e a plataforma Paramount+ de graça por até 1 mês? Clique Aqui e aproveite!

Melhores trilogias de filmes de todos os tempos

Confira a lista abaixo das melhores trilogias de filmes de todos os tempos.

1. Trilogia o Senhor dos Anéis

A Sociedade do Anel ‧ As Duas Torres ‧ O Retorno do Rei

Que tal começar a lista com as melhores trilogias de filmes de todos os tempos com o projeto mais premiado da história? Os três filmes de O Senhor dos Anéis conquistaram 30 indicações ao Oscar e levaram 17 estatuetas para casa, um feito e tanto para o diretor Peter Jackson. Em suma, a trilogia narra a aventura de Frodo Bolseiro em uma jornada para destruir o Um Anel.

Os filmes, portanto, adaptam boa parte da 3ª Era da Terra Média escrita por Tolkien na trilogia de livros com os mesmos títulos. Em três longas-metragens, Jackson conduziu uma das maiores adaptações da história do cinema.

2. Trilogia Batman de Christopher Nolan

Batman Begins ‧ O Cavaleiro das Trevas ‧ Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Christopher Nolan revitalizou a franquia Batman para os cinemas e, de quebra, entregou uma das maiores trilogias de filmes da história. O projeto traz uma história de origem para o Cavaleiro das Trevas e acompanha desde a morte de Bruce Wayne até a sua conversão em vigilante de Gotham.

Até hoje, os fãs exaltam a trilogia de Nolan como os maiores filmes de super-heróis de todos os tempos. No total, a trilogia arrecadou mais de US$ 2 bilhões em bilheteria.

3. Trilogia O Poderoso Chefão

A trilogia O Poderoso Chefão se diferencia em alguns pontos das demais trilogias da lista. Em primeiro lugar, os três filmes não apresentam nenhum subtítulo. Em segundo, a trilogia constitui uma das obras mais influentes da história do cinema, fora da cultura pop e da cultura nerd. O Poderoso Chefão, então, alcança o limite do gênero gangster e consolida-se com dois dos filmes mais importantes para o cinema.

Tudo bem, Poderoso Chefão Parte III até hoje decepciona a maior parte dos fãs da trilogia. Contudo, não apaga toda a construção e o valor que as duas primeiras partes conduziram ao longo dos anos. Portanto, os problemas do terceiro filme não afetam o impacto que O Poderoso Chefão causou para o cinema.

4. Trilogia Mad Max

Mad Max Mad Max 2 – A Caçada Continua Mad Max 3 – Além da Cúpula do Trovão

A trilogia Mad Max foi lançada no cinema entre os anos 1979 e 1985 e, em suma, moldou o gênero de ação com foco em distopia. Com uma estrela em ascensão na indústria, Mel Gibson, o primeiro filme ocupou durante algum tempo o topo dos filmes mais lucrativos da história do cinema.

Mesmo com concorrentes de peso, como De Volta para o Futuro, Mad Max consolidou-se como uma das maiores trilogias da história do cinema. Anos depois, inclusive, a franquia voltou com o reboot Estrada da Fúria, em 2015, com Tom Hardy no papel principal.

5. Primeira trilogia Star Wars

Uma Nova Esperança O Império Contra-Ataca ‧ O Retorno do Jedi

Por fim, talvez a maior e mais influente trilogia da história do cinema. George Lucas criou o grande marco que consolidou a cultura pop ao longo de anos. Star Wars construiu uma legião de fãs e, até hoje, tem o universo expandido com animações, filmes, séries e mais produtos.

Cada um dos três filmes conseguiu superar ou manter o nível do antecessor. Em suma, O Império Contra-Ataca até hoje é considerado o maior filme Star Wars de todos os tempos. Contudo, Uma Nova Esperança e o Retorno do Jedi são tão aclamados quanto. Assim como O Senhor dos Anéis, George Lucas construiu uma franquia que poucos conseguem colocar defeito.

Ao longo dos anos, Star Wars gerou duas outras trilogias. Essas, contudo, sem tanto impacto quanto a primeira. Por fim, a primeira trilogia de Star Wars, para muitos, é a maior trilogia da história do cinema.

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe a gente no Google News e não perca uma matéria do nosso site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar