Palpatine voltará mesmo em Star Wars IX?

Star Wars IX – A Ascensão Skywalker já estava extremamente hypado, mas após um anúncio por meio de um determinado trailer, a coisa mudou de figura. O filme passou a dividir os fãs antes mesmo de seu lançamento. Isso porque o anúncio deste trailer seria o retorno do Palpatine. Os fãs ficaram extremamente divididos pois alguns acreditam que a saga do Imperador já deveria ter sido dada por encerrada. Enquanto outros fãs da franquia acham a ideia interessante e esperam que o personagem seja mais bem trabalhado como vilão.

Recentemente o J. J. Abrams deu uma entrevista para o Heroic Hollywood dando sua opinião sobre o assunto. Então isso motivou a escrita deste post. A intenção é criar uma discussão saudável sobre este assunto. Então vamos lá?

Palpatine

Será que é tão ruim assim?

De primeiro eu já afirmo que trazer de volta um vilão que já havia sido morto para uma franquia pode ser uma estratégia narrativa muito fraca. Isso porque pode demonstrar um pouco de falta de criatividade dos idealizadores quanto a criar novos conflitos e vilões. Em contrapartida, porém, é preciso perceber que o Imperador sempre foi o verdadeiro vilão da franquia Star Wars. Desde o período em que o jovem Anakin é recrutado por Obi-Wan e Qui-Gon Jinn, o Palpatine organizava a sua ascensão ao poder. E foi ele quem causou todos os problemas da franquia desde então.

Isso até o personagem morrer nas mãos de Darth Vader e, aparentemente, descansar em paz.

Mas existem algumas vantagens para o retorno do vilão. Uma delas é o fato de que poderíamos explorar mais ele como o vilão Imperador. Isso porque nos episódios IV, V e VI  não vemos muito do poder do personagem. Tudo que sabemos é que ele é extremamente poderoso, mas quase não vemos isso em ação. Pode ser que vejamos isso neste retorno. Outra vantagem é que, por causa de todo este poder, faz sentido o Imperador retornar. Afinal de contas, se é tão poderoso pode ter conseguido escapar daquela morte.

Declaração de J. J. Abrams

J. J., o diretor do novo filme, mostrou-se convencido de que o retorno de Palpatine é algo válido a ser explorado. Contudo, ele reconhece que entende o motivo das pessoas discordarem do caminho tomado.

Palpatine

“Algumas pessoas sentem que nós não deveríamos revisitar a ideia de Palpatine e eu entendo completamente isso. Mas se você está olhando para nove filmes como uma história, eu não conheço muitos livros nos quais os últimos capítulos não tem nada a ver com aqueles que vieram antes. Se você olhar para os primeiros oito filmes, tudo o que nós estamos preparando para o IX está à vista.”

Mas e você? O que achou? Qual sua opinião sobre o retorno do Palpatine? Boa ou má ideia? Queremos saber, então comenta! 😀

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar