5 melhores filmes com James Franco além da trilogia Homem-Aranha

5 melhores filmes com James Franco além da trilogia Homem-Aranha

O polêmico ator e diretor James Franco está prestes a completar 44 anos. Nascido no dia 19 de abril de 1978, em Palo Alto, Estados Unidos, James Franco protagonizou diversos filmes icônicos ao longo dos últimos anos. Um desses papéis foi na clássica trilogia do Homem-Aranha, dirigida por Sam Raimi. Em três longas, Franco interpretou Harry Osborn, o melhor amigo de Peter Parker, mas que se transforma em vilão após a morte do pai, Norman Osborn (Willem Dafoe), em confronto com o herói.

Outros trabalhos do artista também ganharam destaque, e aqui vamos relembrar 5 deles. No entanto, é impossível falar de James Franco sem antes repercutir as polêmicas que envolvem acusações de assédio sexual.

Acusações contra James Franco

Em resumo, as denúncias de assédio sexual começaram a recair sobre James Franco em 2018, quando o Los Angeles Times informou que cinco alunas o acusaram de assédio. Conforme a acusação, James Franco e os sócios da sua escola de cinema, Studio 4, desenvolveram um comportamento inapropriado e sexualmente carregado sobre as estudantes, sexualizando a relação entre professor e aluna e incentivando-as com oportunidades em trabalhos.

Da mesma forma, em 2019, duas mulheres abriram processo contra James Franco em denúncias de exploração sexual contra aspirantes a atrizes. Segundo a acusação, algumas aulas incluíram lições sobre cenas íntimas que constituíam simulações de atos sexuais. Na ocasião, de acordo com a denúncia, Franco retirou as proteções de plástico que cobriam as zonas genitais das vítimas.

Recentemente, James Franco falou abertamente sobre ter tido relações sexuais com três alunas. Além disso, falou também sobre ter adquirido vício em sexo depois de ter parado de beber. Ao podcast “The Jess Cagle”, no dia 23 de dezembro de 2021, o ator negou ter aberto a escola para atrair mulheres para fins sexuais.

“Na época, meu pensamento era: Se é consensual, ok. Eu não estava lúcido”, disse ele, no podcast.

Apesar disso, ainda em 2021, Franco concordou em pagar U$2,2 milhões de dólares para encerrar o processo de 2019, de acordo com documentos registrados no Tribunal Superior de Los Angeles.

LEIA TAMBÉM

Melhores filmes com James Franco

Antes, e ainda em meio às polêmicas, James Franco esteve em filmes muito aclamados pela crítica e pelos fãs, sendo um dos “queridinhos” de Hollywood no início da carreira.  Nesse sentido, vamos lembrar as 5 principais obras do ator. Sem contar o famoso Homem-Aranha, é claro! Confira:

127 horas

2011 ‧ Drama / Suspense / Biografia ‧ 1h 34min

Com direito a indicação ao Oscar de melhor ator em 2011, James Franco interpretou Aron Ralson, um alpinista que lutou para salvar a própria vida após um acidente. Dessa forma, o filme, dirigido por Danny Boyle, relembra às 127 horas em que o alpinista ficou com o braço preso em uma fenda.

Baseado em fatos reais, o longa é marcado por memórias e momentos de muita tensão.

Disponível no Star+.

Milk – A Voz da Igualdade

2009 ‧ Drama/Biografia ‧ 2h 08min

Em Milk – A Voz da Igualdade, James Franco interpreta Scott, namorado de Harvey Milk (Sean Penn), um nova-iorquino que decide mudar de vida e se mudar ao lado do amado para San Francisco, onde abriram uma pequena loja de revelações fotográficas.

Em suma, o filme, dirigido por Gus Van Sant, mostra o casal disposto a enfrentar a violência e o preconceito da época. Assim, em busca de direitos iguais, Milk participa de batalhas e debates políticos, eleito para o Quadro de Supervisor da cidade de San Francisco em 1977, tornando-se o primeiro homem homossexual a alcançar um cargo público de importância nos Estados Unidos.

Disponível no Star+, Telecine e GloboPlay.

Memoria

2015 ‧ Drama‧ 1h 10min

Memoria, dirigido por Nina Ljeti e Vladimir de Fontenay, é um dos filmes mais aclamados com a participação de James Franco. Isso porque o filme conta com 100% de aprovação dos críticos no agregador de análise Rotten Tomatoes. Curiosamente, a história faz parte de uma trilogia que adapta os contos escritos pelo próprio ator.

Assim, na obra, Ivan Cohen (Sam Dillon) é um jovem de Palo Alto que está insatisfeito com seu grupo de amigos, com o seu amor por uma garota que não sabe que ele existe e com uma vida familiar problemática. Dessa forma, o protagonista luta para encontrar seu lugar no mundo.

Artista do Desastre (2017)

2018 ‧ Comédia/Drama‧ 1h 44min

Por fim, Artista do Desastre, dirigido pelo próprio James Franco, conta a história de Greg Sestero (Dave Franco), quando ele se aproxima do excêntrico Tommy Wiseau (James Franco) e os dois desenvolvem uma intensa relação de amizade. Contudo, com sonhos em comum, eles partem para Hollywood, onde Tommy produz, financia, dirige, escreve e protagoniza, ao lado do melhor amigo, o longa-metragem “The Room”, filme responsável por alavancar suas carreiras.

Disponível na HBO Max.

A Entrevista

2015 ‧ Comédia/Ação‧ 1h 52min

Dirigido por Seth Rogen, A Entrevista mostra a rotina de um famoso apresentador de televisão (James Franco) e seu produtor (Seth Rogen), cansados de fazerem entrevista apenas com celebridades. Dessa forma, a dupla decide buscar uma linha mais jornalística de produção. No entanto, o filme causou polêmicas ao satirizar Kim Jong-un, ditador da Coreia do Norte.

No longa, o personagem interpretado por James Franco é aproveitado pela CIA, que decide organizar uma expedição dos apresentadores com o objetivo de assassinar o mandatário.

Disponível no Star+.

Então, gostou dos filmes com James Franco?

Por fim, se você gostou do nosso conteúdo, te convidamos a nos seguir no Google News para receber em primeira mão nossas matérias. Além disso, você também pode nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Victor Eduardo

Victor Eduardo

Victor Eduardo é jornalista formado pela PUC do Rio Grande do Sul desde agosto de 2021! Ao todo, tem experiência em reportagem, comunicação institucional e assessoria de imprensa. Atualmente, divide o tempo de trabalho com a leitura e com a cozinha, hobby que desenvolveu durante a pandemia por Covid-19. Atua como jornalista sob o registro profissional 20810/RS.