- Publicidade -

Dia do Maçom: 5 filmes sobre Maçonaria para entender melhor o assunto

Em 22 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional do Maçom.

0

Com certeza a maçonaria é um assunto que rende muita curiosidade, isso porque sua origem e atuação na história da humanidade, é carregada de mistérios. Mas você sabe o que é a maçonaria? Em alusão ao Dia Internacional do Maçom, comemorado em 22 de fevereiro, vamos falar um pouco sobre o assunto e aproveitar para indicar 5 filmes sobre maçonaria, onde que é possível visualizar símbolos e rituais.

- Publicidade -

Ademais, de forma resumida e objetiva, Maçonaria é considerada uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista. Tem como principal princípio a liberdade do indivíduo, a igualdade e a fraternidade. Apesar de conter rituais específicos e reconhecer a existência de um “criador”, não se trata de uma religião.

LEIA TAMBÉM

A Maçonaria é uma sociedade secreta?

Realmente muitas pessoas acreditam que sim, mas em muitos países sua existência é considerada pelas autoridades como personalidade jurídica. Além disso, há muita informação difundida em livros e na internet. Entretanto o que ainda é considerado secreto e guardado a sete chaves, é como se dá o ingresso na instituição e como reconhecer quem é maçom. Mas quem são os membros da maçonaria? Eles não possuem características específicas, portanto você pode conhecer algum maçom e nem imagina.

Por que 22 de fevereiro é o Dia Internacional do Maçom?

Estipulada em 1994, após a reunião anual dos Grão-Mestres– considerados figuras máximas de cada grupo de maçons – das Grandes Lojas da América do Norte (EUA, Canadá e México), realizada em Washington, a data faz referência ao nascimento de George Washington, 22 de fevereiro de 1732. Mesmo tendo nascido pouco depois do início da Maçonaria nos EUA, 1970, em Massachussets, George marcou a história mundial ao se tornar o primeiro presidente do país.

- Publicidade -

A política brasileira também é composta por maçons que foram de vital importância para a história do país, estão entre eles: José Bonifácio de Andrada e Silva, peça fundamental no movimento pela Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, Eusébio de Queiroz, Ministro da Justiça e autor da lei que reprimia o tráfico negreiro no País. por fim, Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil.

5 filmes sobre Maçonaria

No mundo da ficção a imaginação corre solta. Os mistérios que envolvem a Maçonaria dão vida, muitas vezes, a enredos contraditórios e até mesmo com ligações a organizações como os Illuminati. Enquanto não se sabe muito sobre o mundo da maçonaria, confira cinco filmes em que é possível identificar algumas características da instituição.

1. O Código da Vinci (2006)

O famoso simbologista e professor Robert Langdon (Tom Hanks) é chamado para decifrar a morte de um curador do Museu do louvre que foi assassinado, deixando para trás um rastro de pistas e símbolos misteriosos. Mas, com a própria vida em jogo e a ajuda da agente Sophie Neveu (Audrey Tautou), criptóloga da polícia, Langdon descobre uma série de mensagens atordoantes ocultas nas obras de Leonardo da Vinci, que levam a uma sociedade secreta cuja missão é proteger um segredo secular que permanece guardado há 2 mil anos.

- Publicidade -

2. Anjos e Demônios (2009)

Robert Langdon retorna às telas e descobre evidências do ressurgimento de uma irmandade secreta milenar conhecida como Illuminati. Ao mesmo tempo enfrenta uma ameaça fatal à existência do inimigo mais desprezado pela organização secreta: a Igreja Católica. Quando Langdon descobre que o relógio está tocando sem parar numa bomba preparada pela Illuminati, ele pega um avião para Roma, onde une forças com Vittoria Vetra, uma misteriosa cientista.

3. A Lenda do Tesouro Perdido (2004)

Benjamin Franklin Gates (Nicolas Cage) passou a vida toda procurando o tesouro dos Cavaleiros Templários, conhecido por ser um dos mais valiosos da história da humanidade e escondido em algum lugar dos Estados Unidos. Por seis gerações, a família Gates o procurou seguindo pistas deixadas pelos Pais Fundadores da América e viajaram por todo o país atrás dele. Em uma sucessão de reviravoltas e muita ação, respostas são reveladas conforme Gates desvenda o mistério por trás do maior tesouro nacional.

4. Magnólia (1999)

- Publicidade -

O filme gira em torno de Big Earl Partridge (Jason Robards), um produtor de TV à beira da morte que deseja reencontrar o filho Frank (Tom Cruise), um célebre guru machista. Além disso, todos os demais personagens da história mantêm uma relação que vai além de morarem na mesma rua chamada Magnólia.

5. Teoria da Conspiração (1997)

O motorista de táxi Jerry Fletcher (Mel Gibson) acredita que o mundo está repleto de perigosas e assustadoras conspirações. Seu emprego é apenas uma fachada para seu verdadeiro trabalho: reunir informações sobre novas ameaças ao redor do mundo e reuni-las em um informativo chamado “Teoria da Conspiração”. Mas, perseguido por inimigos desconhecidos, Jerry sabe que finalmente desmascarou uma conspiração de verdade. Agora, sua única chance de sobreviver é contar com a ajuda da advogada Alice Sutton (Julia Roberts). Com ela, ele pode conseguir verdade a verdade ao mundo.

Gostou dessa matéria?

Então, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar