5 filmes para assistir em família na Sexta-Feira Santa

5 filmes para assistir em família na Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa é um feriado importante para muitas famílias, e pode ser um momento perfeito para desfrutar de um filme em família. Aqui estão algumas sugestões de filmes para assistir juntos nesta ocasião especial.

A Sexta-Feira Santa é um feriado religioso cristão que ocorre na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa. É uma das datas mais importantes do calendário cristão, pois marca a morte de Jesus Cristo na cruz.

De acordo com a tradição cristã, Jesus foi preso, julgado e condenado à morte por crucificação na Sexta-Feira Santa. Ele foi crucificado no Calvário, perto de Jerusalém, e morreu por volta das 15 horas. Seu corpo foi colocado em um túmulo escavado na rocha, onde permaneceu até o domingo seguinte, quando as mulheres que o seguiam foram visitá-lo e descobriram que ele havia ressuscitado dos mortos.

A Sexta-Feira Santa é um dia de jejum e reflexão para os cristãos, que costumam frequentar missas e cultos para relembrar a morte de Jesus Cristo e meditar sobre seu sacrifício. Em muitos países, é um dia feriado oficial e muitas empresas e escolas permanecem fechadas.

Agora que você já sabe a importância do dia de hoje, confira os filmes que selecionamos para você e sua família refletirem sobre o sacrifício de Jesus e a importância de sua vida para a nossa sociedade.

1. A Paixão de Cristo (2004)

Um dos filmes mais clássicos sobre a Sexta-Feira Santa é “A Paixão de Cristo”. O filme de 2004 é dirigido por Mel Gibson, que retrata os últimos dias da vida de Jesus Cristo. O filme é notável por sua intensa violência e representação realista da crucificação de Jesus. Ele segue os eventos descritos nos Evangelhos do Novo Testamento, desde a traição de Judas Iscariotes até a crucificação de Jesus e sua ressurreição.

O filme é falado principalmente em aramaico e latim, com legendas em inglês, e apresenta atores não muito conhecidos no elenco. O papel principal é interpretado por Jim Caviezel, que deu uma performance intensa e comovente como Jesus.

Embora tenha sido um sucesso de bilheteria, “A Paixão de Cristo” também gerou controvérsias por sua representação gráfica da violência e por suas possíveis implicações anti-semitas. No entanto, o filme continua sendo um importante marco na representação cinematográfica da história de Jesus e um exemplo da habilidade de Mel Gibson como diretor.

2. Ben-Hur (1959)

No segundo lugar da nossa lista de filmes para assistir nesta Sexta-Feira Santa é “Ben-Hur”, é um épico filme de 1959. Dirigido por William Wyler, o filme é baseado no romance homônimo de Lew Wallace. A trama segue Judah Ben-Hur (interpretado por Charlton Heston), um príncipe judeu que é injustamente acusado de tentar assassinar um governador romano na Palestina ocupada pelos romanos durante o século I.

Depois de ser condenado à escravidão e perder tudo o que tinha, Ben-Hur se torna um corredor de bigas e busca vingança contra Messala (interpretado por Stephen Boyd), seu ex-amigo e agora inimigo romano. A história culmina em uma emocionante corrida de bigas no circo romano.

O filme é notável por sua grandiosidade e por suas cenas de ação épicas, especialmente a corrida de bigas, que é considerada uma das mais famosas e emocionantes sequências de ação da história do cinema. “Ben-Hur” ganhou 11 Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Heston) e Melhores Efeitos Especiais. Ele continua sendo um clássico do cinema e um exemplo de como o cinema pode contar histórias épicas e emocionantes.

3. A História do Príncipe do Egito (1998)

No terceiro lugar da nossa lista de filmes para você e sua família assistirem nesta Sexta-Feira Santa temos “A História do Príncipe do Egito”, um filme de animação de 1998 produzido pela DreamWorks Animation. O filme conta a história bíblica de Moisés, desde seu nascimento até sua liderança do povo hebreu fora do Egito.

O filme começa com Moisés sendo salvo da morte pelas águas do rio Nilo, e sendo adotado pela filha do faraó. Ele cresce como um príncipe egípcio, mas descobre suas verdadeiras raízes hebraicas e se identifica com seu povo oprimido. Quando ele é forçado a fugir do Egito, ele encontra Deus em uma sarça ardente e recebe a missão de liderar os hebreus fora da escravidão egípcia.

O filme é notável por sua animação impressionante e pela trilha sonora emocionante, que inclui músicas como “When You Believe” e “Deliver Us”. Ele recebeu críticas positivas por sua abordagem respeitosa da história bíblica e por sua mensagem de esperança e fé. “A História do Príncipe do Egito” continua sendo um dos mais aclamados filmes de animação bíblicos já produzidos.

4. A Paixão de Joana D’Arc (1928)

“A Paixão de Joana D’Arc” é o quarto lugar da nossa lista de filmes sobre a Sexta-Feira Santa. O filme mudo francês de 1928 é dirigido por Carl Theodor Dreyer. A trama é uma dramatização da história da vida e morte de Joana D’Arc, a jovem camponesa francesa que liderou o exército francês durante a Guerra dos Cem Anos e foi queimada na fogueira pela Inquisição em 1431.

O filme é notável por sua abordagem inovadora à direção e atuação, com closes intensos e prolongados nos rostos dos personagens, o que amplifica as emoções e expressões deles. A performance da atriz Maria Falconetti como Joana D’Arc é especialmente notável, considerada por muitos como uma das maiores performances da história do cinema.

O filme é apresentado de forma minimalista, sem cenários elaborados ou efeitos especiais, concentrando-se apenas nos personagens e em seus conflitos internos. Ele é uma meditação poderosa sobre a natureza da fé e da justiça, e as implicações da religião e do poder político sobre as vidas humanas.

“A Paixão de Joana D’Arc” é considerado um dos maiores filmes já produzidos, e sua influência pode ser sentida em muitos filmes posteriores, especialmente no cinema francês e no movimento do cinema expressionista alemão.

Jesus de Nazaré (1977)

Por fim, para encerrarmos com chave de ouro a nossa lista de filmes para você assistir em família nesta Sexta-Feira Santa, temos “Jesus de Nazaré”. O filme épico de 1977 tem a direção de Franco Zeffirelli. A trama conta a história da vida de Jesus Cristo. Podemos ver o que acontece com ele desde o seu nascimento até a sua crucificação e ressurreição.

O filme segue fielmente a narrativa bíblica, com um elenco internacional de atores, incluindo Robert Powell como Jesus, Anne Bancroft como Maria Madalena e Olivia Hussey como Maria, mãe de Jesus. O filme também apresenta uma música emocionante de Maurice Jarre e uma cinematografia impressionante, com cenas filmadas em locais autênticos na Jordânia, Israel e Marrocos.

O filme apresenta a mensagem de amor, esperança e salvação de Jesus Cristo, e sua influência sobre as pessoas de sua época e as gerações seguintes. Ele é notável por sua abordagem respeitosa à história bíblica, com diálogos e eventos apresentados de forma fiel à narrativa bíblica.

“Jesus de Nazaré” foi um sucesso de bilheteria em todo o mundo e continua sendo um dos mais aclamados filmes bíblicos já produzidos. Ele foi elogiado por sua autenticidade histórica e pelo desempenho comovente de Powell como Jesus, que é considerado por muitos como uma das melhores interpretações do personagem na história do cinema.

Independentemente dos filmes que você escolher para assistir nesta Sexta-Feira Santa, aproveite este tempo com sua família e desfrute do feriado juntos!

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites. Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

Apaixonada por séries e filmes de ficção científica, suspense psicológico, dramas e comédias.
As séries favoritas são Sense8, Black Mirror, Orphan Black e The 100. E para além das ficções, gosto também de Orange Is The New Black, How I Met You Mother, Grey's Anatomy, Breaking Bad, Anne with an E, entre outras.
Já no que se trata de filmes, os melhores em sua opinião são Interestellar, Efeito Borboleta, Matrix, A Ilha do Medo, Projeto Almanaque, Onde Está Segunda, Eu Sou a Lenda, etc.