5 filmes para refletir no Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Ainda hoje, o assunto discriminação racial entre gerações enfrenta intolerância e indiferença dos respectivos cidadãos. Partindo desses indícios, preparamos uma lista de filmes em homenagem ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. A data, celebrada nesta segunda-feira, dia 21 de março, foi criada pela Organização das Nações Unidas em 1966, em referência ao Massacre de Sharpeville.

Porque o dia 21 de março é o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial?

De acordo com o site governamental palmares.gov.br, No dia 21 de março de 1960, em Sharpeville, província de Gautung na África do Sul, 69 pessoas foram assassinadas e 186 feridas pelas forças do Estado na África do Sul. E as mortes ocorreram por causa do Apartheid, que desde 1948, permitiu que a minoria branca sul africana decretasse uma efetiva separação entre eles e a população negra e mestiça.

Em 21 de março de 1960, mais de 20 mil sul africanos protestavam pacificamente e desarmados contra a Lei de Passe, que obrigava os negros a utilizarem uma caderneta na qual estava escrito onde eles poderiam ir, a cor, a etnia, a profissão, como forma de controle do Estado.

A proposta era que ocorresse um ato pacífico, onde a população não portaria o documento, para que todos fossem presos, fato que causaria problemas às administrações locais, em virtude do número de pessoas postas atrás das grades. No entanto, um grupo de policiais decidiu abrir fogo contra os manifestantes. Após o massacre, uma onda de protestos ganhou o país e teve grande repercussão na imprensa internacional. O apartheid, mas também os movimentos de luta foram intensificados.

O governo africâner baniu qualquer organização política na África do Sul, levando à clandestinidade partidos como o Congresso Nacional Africano (CNA). Estava declarado estado de emergência no país. Mandela abandonou os princípios da desobediência pacífica a partir da fundação do Umkhonto we Sizwe, braço armado do CNA. A luta armada foi intensificada.

5 filmes para refletir no Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Para homenagear essa luta, trazemos 5 filmes para refletir no Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Afinal, no Brasil o racismo existe, e mata. Nós, do Minha Série Favorita, estamos comprometido com a luta anti-racista, e sempre que podemos, propomos a reflexão, para que, através da cultura e do entretenimento, possamos construir uma sociedade mais justa.

1. Tensão em Ruanda 

2006 ‧ Drama ‧ 1h 58m

Tensão em Ruanda

Quando Bernard Valcourt vai a Kigali, Capital da Ruanda na primavera de 1994, fazer algumas filmagens nas terras africanas, por lá ele se apaixona por Gentille. Tempo depois eles se casam. Contudo, até o momento são esses os desafios de uma nova vida.

No entanto, a guerra entre comunidades étnicas impede que ele continue a viver no país. Enfim, a ordem se restabelece. Então Bernard volta a encontrar Gentille, agora, os dois tentam recuperar o amor. Afinal, foi separado pelos traumas dos conflitos. 

2. Malcolm X

1992 ‧ Drama/Drama ‧ 3h 22m

malcolm x

Com uma grade de produção refinada, o longa-metragem de 1992,conta a história do ativista norte-americano dos direitos civis das comunidades negras. Além disso, o filme retrata a realidade da época nos guetos do país, marcando a determinante ascensão de um dos maiores líderes do direitos humanos. 

  • Disponível no Prime Vídeo

3. Panteras Negras 

1968 ‧ Documentário/Curta-metragem ‧ 31 min

Panteras Negras Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

O filme de 1995, anexa a história do partido de autodefesa e integração dos direitos afro americanos. Criado em 1967, nos Estados Unidos, com o objetivo de conscientizar a população negra da sua ocupação no espaço social. 

4. Faça a Coisa Certa

1989 ‧ Drama/Comédia ‧ 2 horas

Faça a Coisa Certa Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Em uma das regiões mais pobres de Nova York, o casos de violência e preconceito racial ganham cada vez mais os noticiários. Ademais, evidenciam diferenças nas composições de classes. Sendo assim, o entregador de pizzas, Bugging Out, reivindica o reconhecimento dos negros nos espaços da própria localidade.   

  • Disponível no GloboPlay e Telecine Play.

5. Todos os Mortos 

2020 ‧ Drama/Ficção ‧ 2 horas

Todos os Mortos 

Com a proposta dinâmica de narrar o período pós-abolição, a trama conta a história de duas famílias em condições e  perspectivas distinta. Isso porque, entre ex-escravos e aristocratas em ruínas, a análise trata das mudanças que sugeriram entre o fim da escravidão e a constituição da república. Aliás, também levanta questões de como uma intervenção do tipo poderia ter tido uma alteração.

  • Disponível no GloboPlay e Telecine Play.

Mais que uma lista, essas são algumas recomendações de filmes. Vale a pena conferir e refletir sobre nosso impacto e atitudes na sociedade multirracial que vivemos. 

Gostou da homenagem ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial?

Em suma, se você gostou do nosso conteúdo, te convidamos a nos seguir no Google News para receber em primeira mão nossas matérias. Além disso, você também pode nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar