melhores séries e filmes de faroeste em 2022

Bang bang: As 5 melhores séries e filmes de faroeste em 2022

Os clássicos filmes de faroeste dominaram Hollywood entre os anos de 1950 a 1970, e ajudou a consagrar em nosso imaginário nomes como do ator Clint Ewastwood. A dinâmica era praticamente a mesma: uma pequena cidade do interior, cavalos, mulheres de saloon e caubóis que em algum momento duelavam. A fórmula deu certo e por muito tempo lotou salas de cinema.

Mas o tempo passou, a cultura e a sociedade mudaram, e por consequência o cinema passou a acrescentar em suas produções uma visão mais de acordo com a realidade. Ao clássico faroeste foram incluídos dilemas como masculinidade tóxica, disputas de terras modernas e herança indígena.

LEIA TAMBÉM

Bang bang: As 5 melhores séries e filmes de faroeste em 2022

Enfim, que tal conferir algumas produções disponíveis nos serviços de streaming? Deixamos aqui cinco dicas, e no final tem um ótimo bônus, então, não perca!

1. Yellowstone

2018 ‧ Drama ‧ 3 temporadas

Yellowstone

Em primeiro lugar, apresentamos a trama ambientada nos dias de hoje. John Dutton (Kevin Costner) é o dono de um enorme rancho em Montana, o qual acompanha sua família por gerações. Ao seu redor estão uma reserva indígena, um empreendimento imobiliário e um parque nacional, os quais ele considera como inimigos que ameaçam seu império, enquanto seus filhos, treinados para sucedê-lo, não são tão confiáveis quanto ele queria. Dutton é o típico anti-herói, vai de avô amoroso a criminoso em poucas cenas.

Disponível no Paramount+.

2. 1883

2021 ‧ Drama ‧ 1 temporada

1883

Em segundo lugar está a série independente e derivada de Yellowstone, acompanha uma caravana de imigrantes entre o sul dos Estados Unidos e o Oeste. Entre eles está a família Dutton, ancestrais de John, bem antes de serem donos de um pedaço de terra. O drama inova ao entregar a narração à uma mulher, Elsa Dutton (Isabel May), uma adolescente que amadurece na marra ao longo da caminhada sanguinolenta.

Disponível no Paramount+.

3. Ataque dos Cães

2021 ‧ Faroeste/Drama ‧ 2h 5m

Grande aposta da Netflix para o Oscar 2022, o filme é inspirado no livro semi-autobiográfico de Thomas Savage e descreve o ambiente opressor de um rancho administrado por dois irmãos, George (Jesse Plemons), um homem polido e introvertido, e Phil (Benedict Cumberbatch), um tipo grosseiro e abusivo. Ao longo da trama dirigida por Jane Campion, a ira dentro de Phil se revela um peso motivado pela obrigação de esconder sua homossexualidade.

Disponível na Netflix.

4. Vingança & Castigo

2021 ‧ Faroeste/Western Revisionista ‧ 2h 19m

Vingança & Castigo filmes de faroeste

O filmes estrelado por Idris Elba, Regina King e Jonathan Majors se apropria dos clichês do gênero com um visual deslumbrante enquanto resgata personagens negros reais do passado americano em uma trama fictícia pautada pelo desejo de vingança de um rapaz que teve os pais assassinados em sua casa.

Disponível na Netflix.

5. Reservation Dogs

2021 ‧ Comédia dramática ‧ 1 temporada

Reservation Dogs filmes de faroeste

Protagonizada e escrita por descendentes de nativos americanos, a série é uma comédia ácida e cheia de significados. Antes de mais nada, na trama, um grupo de jovens comete pequenos delitos com o objetivo de juntar dinheiro e fugir para a Califórnia. Além disso, o plano vai de encontro ao desejo de seus antepassados, que lutaram para estabelecer a reserva indígena no Oklahoma, onde eles moram. Enfim, o impasse entre raízes e modernidade, e uma briga de gangues juvenis, dão o tom da série.

Disponível no Star+.

O Grande Roubo do Trem: Pioneiro dos filmes de faroeste nasceu no laboratório de Thomas Edison

1903 ‧ Faroeste/Ação ‧ 12 min

filmes de faroeste

Por fim trazemos um bônus na nossa lista. Intitulado “O Grande Roubo do Trem”, este que foi o pioneiro entre os filmes de faroeste, ganhou as telas em 1º de dezembro de 1903, em Washington, nos Estados Unidos.

Ademais, assinado por Edwin Porter, a produção tinha apenas nove minutos de duração. O cineasta em questão trabalhava no laboratório do famoso inventor Thomas Edson, que foi um dos primeiros a fazer experimentos com imagens em movimento.

Mas, Porter sabia editar fitas e manejar câmeras. Sendo assim, a produção retratou um acontecimento que todo americano podia entender naquela época. A ferrovia, que estava se instalando de leste a oeste do país, era uma questão de honra para os EUA no final do século 19. Não só transportava tudo o que fosse importante, mas também era o alvo preferido dos gângsteres.

Então, agora o público podia ver o que antes lia no jornal. Um bando de ladrões que domina o chefe da estação, rouba os passageiros e some. Mas claro que não podia faltar um final feliz: a gangue foi cercada num bosque e presa.

Disponível no YouTube.

Então, curtiu a lista com os filmes de faroeste?

Gabriele Lorscheiter

Gabriele Lorscheiter

Gabriele Lorscheiter, ou simplesmente Gabi, é formada em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo com ênfase em Gestão da Comunicação pelo Centro Universitário Metodista - IPA.