5 curiosidades da novela Pantanal

5 curiosidades da novela Pantanal — da Manchete à Globo

É hoje! A tão aguardada estreia da Globo finalmente terá a sua estreia. A nova novela é a grande aposta da Globo. A fim de reconquistar a liderança na audiência do horário nobre, perdida com Um Lugar ao Sol, a emissora investiu todas as fichas, numa das maiores tramas da teledramaturgia brasileira. Após 32 anos da exibição da primeira versão, na extinta Rede Manchete, sendo depois reprisada pelo SBT em 2008, a história de Juma Marruá tem tudo para conquistar o público. Abaixo reunímos 5 curiosidades da novela Pantanal, para você se interar.

Assim como todo remake, Pantanal promete ser fiel à produção de 1990. A versão original da novela foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, e ele só autorizou o remake se o neto estivesse à frente da releitura da obra. Dessa forma, Bruno Luperi foi responsável pela elaboração do novo roteiro. Mas, conforme Luperi, a novela contará com algumas novidades e adaptação de algumas histórias.

LEIA TAMBÉM

5 curiosidades da novela Pantanal — da Manchete à Globo

Enfim, antes de curtir o primeiro capítulo, que tal conhecer algumas curiosidades da novela Pantanal? Dessa forma separamos cinco para você. Confira:

1. A primeira e nova versão de Pantanal são filmadas nas terras de Almir Sater

Uma visita à fazenda de Almir Sater foi fundamental para definir os locais de gravação da novela. Assim, em 2020, Luperi, o diretor artístico Rogério Gomes, o cenógrafo Alexandre Gomes e a gerente de produção Luciana Monteiro estiveram no Pantanal, em busca de lugares bonitos e viáveis. Sater, que deu vida ao peão Trindade na novela de Benedito, agora será o chalaneiro Eugênio. O cantor e ator comprou as terras há 30 anos, logo que as gravações, dirigidas por Jayme Monjardim, terminaram.

2. Benedito Ruy Barbosa queria Vanessa Giácomo no papel de Juma Marruá

Em entrevista ao Jornal O Globo, Benedito Ruy Barbosa revelou revelou que gostaria de ver Vanessa Giácomo como Juma Marruá, contudo, a Globo preferiu escalar a jovem Alanis Guillen. “Juma Marruá é uma das melhores personagens femininas que escrevi. Tinha indicado a Vanessa Giácomo, mas a Globo decidiu fazer com outra atriz”, comentou.

Entretanto, Giácomo não se mostrou muito aberta, apesar do autor ter pensado nela. “O Benedito pensou em mim, e eu fico muito lisonjeada por ele ter pensado com tanto carinho em mim. Não foi uma decisão da direção de eu não fazer. Eu falei com o Papinha [diretor]: ‘Eu não me sinto à vontade para fazer uma personagem que é virgem, que tem 20 anos, eu quero uma personagem que tenha uma adequação melhor. Se não tiver, eu super vou entender, faço numa próxima vez”, afirmou a atriz.

3. SBT e Benedito Ruy Barbosa travaram batalha judicial

Assim que o SBT anunciou a reapresentação de Pantanal, Benedito Ruy Barbosa entrou como uma ação na Justiça alegando que a edição da novela havia realizado cortes de cenas e supressão de diálogos.

Todavia a emissora alegou que o folhetim teria sido editado devido a danos sofridos nas fitas originais. Na época, a Globo também havia comprado os direitos para produzir o remake diretamente do autor. A disputa só chegou ao fim em outubro de 2021. O SBT perdeu o processo e foi obrigado a indenizar o autor em mais de R$10 milhões.

4. Remake faz homenagem à personagem

Criado especialmente para nova versão da novela, o personagem do peão Ceci será interpretado por Paulo Gorgulho. O ator já participou duas vezes da novela Pantanal, mas em diferentes papéis. O primeiro foi Zé Leôncio na primeira fase da novela. Retornou na segunda fase para dar vida à José Lucas de Nada. Ceci será como um elo entre a versão original e o remake.

5. Abertura da novela terá a mesma música da versão de 1990

A mesma canção, mas com novas vozes. Sim, a abertura será uma homenagem à primeira versão. Composta por Marcus Viana, o cantor foi o intérprete em 1990, mas agora teremos um dueto. Almir Sater e Maria Bethânia dão vida à nova abertura.

Enfim, o que achou das curiosidades da novela Pantanal?

Enfim, caso você tenha gostado do nosso conteúdo, te convidamos a nos seguir no Google News para receber em primeira mão as nossas notícias. Além disso, você pode nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de todas as novidades sobre séries e filmes.

Gabriele Lorscheiter

Gabriele Lorscheiter

Gabriele Lorscheiter, ou simplesmente Gabi, é formada em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo com ênfase em Gestão da Comunicação pelo Centro Universitário Metodista - IPA.