chad-boseman

Chadwick Boseman: Conheça a carreira do ator, diretor e roteirista

Chadwick Aaron Boseman nasceu em Anderson, no dia 29 de novembro de 1976, e foi um grande ator, diretor e roteirista estadunidense. O artista, conhecido pela interpretação do herói Pantera Negra, faleceu em 28 de agosto de 2020, em Los Angeles, vítima de câncer. Ele lutou 4 anos em silêncio, contra essa doença.

Veja também

Excuse me, I Love You: Confira o documentário sobre Ariana Grande

Quem foi Chadwick Boseman?

chadwick-boseman-3

Nascido e criado na Carolina do Sul, Chadwick é filho de pais africanos, chamados Carolyn e Leroy Boseman. Seu pai trabalhava em uma fábrica de tecidos, e tinha uma negócio de estofados, enquanto sua mãe era enfermeira.

Ele se formou em T. L. Hanna High School, no ano de 1995. No primeiro ano, escreveu sua primeira peça Crossroads, e a encenou na escola quando um colega foi baleado e morto. Posteriormente, estudou na Universidade Howard, em Washington, D.C., e se formou em 2000, como bacharel em artes plásticas na direção.

Sua mentora foi sua professora Phylicia Rashad. Ela ajudou Chadwick Boseman e colegas de escola a arrecadar fundos para que eles pudessem participar do Oxford Mid-Summer, Programa da British American Drama Academy em Londres. Depois que voltou para os EUA, se formou na Academia Digital de Cinema de Nova Iorque

Morando no Brooklyn, iniciou sua carreira como instrutor de drama no Schomburg Junior Scholars Program, localizado no Centro Schomburg de Pesquisa em Cultura Negra em Harlem, Nova Iorque. Já em 2008, mudou-se para Los Angeles.

Sobre sua carreira

Seu primeiro papel na televisão foi em 2003, em um episódio de Third Watch. Seu trabalho inicial incluiu episódios das séries Law & Order, CSI: NY, e ER. Além disso, ele seguiu escrevendo peças. Em 2008, Chadwick Boseman recebeu um papel na série de televisão Lincoln Heights, e apareceu em seu primeiro longa-metragem chamado The Express. Além disso, conseguiu um papel em 2010, na série de televisão chamada Persons Unknown.

Seus primeiro papel principal surgiu em 2013, no filme 42. Ele foi o pioneiro do beisebol e estrela Jackie Robinson. Além desse, no mesmo ano, estrelou o filme The Kill Hoke, o qual foi lançado nos cinemas dias antes de 42.

Em 2014, Chadwick Boseman encenou em Draft Day. No mesmo ano, ele atuou como James Brown, em Get on Up – A História de James Brown. Já em 2016, ele atuou como uma divindade da mitologia egípcia Tot, em Deuses do Egito.

Lista de produções com Chadwick Boseman

chadwick-panther

Abaixo, segue o ano, local (filme ou televisão) e papel de Chadwick Boseman. Vale ressaltar, que o filme Pantera Negra, recebeu 7 prêmios ao total. Entre eles, podemos citar: melhor ator; melhor herói; e ator do ano.

AnoTítuloPapelLocal
2003Third WatchDavid WaferTelevisão
All My ChildrenPapel desconhecidoTelevisão
2004DateNew YorkerFilme
2004Law & OrderFoster KeyesTelevisão
2006LadylikeMale LeadFilme
2006CSI: NYRondoTelevisão
2008The ExpressFloyd LittleFilme
2008-2009Lincoln HeightsNathaniel ‘Nate’ RayTelevisão
2009CastlePapel desconhecidoTelevisão
ERDerek TaylorTelevisão
2009Lie to MeCabe McNeilTelevisão
2010Persons UnknownSargento McNairTelevisão
201342Jackie RobinsonFilme
2014Get On UpJames BrownFilme
Draft DayVontae MackFilme
2016Deuses do EgitoTotFilme
Capitão América: Guerra CivilT’Challa / Pantera NegraFilme
King – Uma História de VingançaJacob KingFilme
2017Marshall: Igualdade e JustiçaThurgood MarshallFilme
2018Pantera NegraT’Challa / Pantera NegraFilme
Vingadores: Guerra InfinitaFilme
2019Vingadores: UltimatoFilme
Crime Sem SaídaAndre DavisFilme
2020Destacamento BloodNorman Earl “Stormin’ Norman” HollowayFilme
A Voz Suprema do BluesLeveeFilme

Enfim, gostou da matéria sobre Chadwick Boseman?

Então, nos conte e siga em nossas redes sociais: Facebook e Twitter. Saiba tudo sobre séries de TV nos principais serviços de Streaming.

Magui Schneider

Magui Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.

Fã de filmes e séries investigativos, suspense psicológico, comédias, dramas e ação.

Minhas séries favoritas são La Casa de Papel, The Sinner, Sense8, Stranger Things, O Mundo Sombrio de Sabrina, Black Mirror, Lúcifer, Orange Is The New Black, Vis a Vis, Desejo Sombrio, Três Vidas, entre outras.

Já meus filmes favoritos são Jurassik Park, Bird Box, O Limite da Traição, Imperdoável, entre outros.
Amo os filmes de ação com The Rock.

Para relaxar, gosto de uma boa comédia pastelão, incluindo As Branquelas e Os Farofeiros. E como fã incondicional de Paulo Gustavo, sou muito fã de todos os filmes "Minha Mãe é uma Peça".