Orlando Jones sobre racismo em American Gods

Deuses Americanos ganhou há pouco tempo sua segunda temporada na Amazon Prime Video. A série empolgou muitas pessoas, a estética, a fotografia, o roteiro da série encantaram o público. Mas isso sem contar, é claro, o enredo maravilhoso escrito por Neil Gaiman. Na primeira temporada conhecemos o personagem Mr. Nancy interpretado por Orlando Jones. O conhecemos em uma cena muito forte e impactante, em que o personagem discursa sobre o racismo em um navio negreiro. O ator Orlando Jones, nesta segunda temporada, afirmou também ter ajudado na escrita do roteiro. Segundo ele, fez isso para garantir que os negros fossem melhor representados.

Mas, apesar disso tudo, Orlando afirmou que existe racismo nos bastidores da série. Além disso, previu que isto irá acabar com a produção. Quer entender? Então vamos lá.

Orlando Jones

O que foi dito por Orlando Jones?

As declarações do ator ocorreram durante uma entrevista concedida ao Geeks Worldwide. Jones iniciou criticando o rumo que a narrativa tomou ao dar destaque ao Mr Wednesday e deixar Shadow Moon de lado.

“Eu sei que o pessoal da Fremantle [produtora da série] não se importa com os personagens negros da série. Eles mesmos disseram isso para mim. Disseram que os diretores devem se concentrar na trama do Mr. Wednesday… É por isso que ele ganha destaque na 2ª temporada. A história deveria ser contada da perspectiva do Shadow Moon, e não do Mr. Wednesday. Eles disseram que rostos negros não vendem na Europa.”

Como dito anteriormente, o ator afirmou ter auxiliado no roteiro da segunda temporada. Mas, segundo ele, a Fremantle não quis pagar por este trabalho.

Deuses Americanos | Orlando Jones

“Na abertura da 2ª temporada, há uma cena com Bilquis, Ibis e Mr. Nancy… Essa foi uma das cenas que eu reescrevi. Depois disso comecei a escrever as cenas desses personagens com frequência. Eu recebi apoio de Neil Gaiman e do produtor executivo Jessie Alexander. Mas o pessoal da Fremantle simplesmente não queria me pagar, então eu disse: ‘Isso é uma atitude racista. Vocês pagaram todos os roteiristas brancos brancos e eles estão em casa sem fazer nada’. Achei tudo muito estúpido e eles ainda ficaram bravos comigo.”

Resposta da Fremantle

O ator, algum tempo anteriormente, havia sido demitido. Segundo ele, o showrunner Charles Eglee queria tirá-lo, pois “o ódio e a revolta de seu personagem passam uma mensagem errada para os negros da América.”

Contudo, em comunicado disponibilizado pelo Deadline, a Fremantle negou tudo o que foi dito por Orlando Jones.

Bob Dylan e American Gods | Orlando Jones

“As histórias que estamos planejando para a próxima temporada evoluíram continuamente para acompanhar a complexa mitologia do material de origem. Jones não fará mais parte da série porque Mr. Nancy, entre outros personagens, não aparecem na parte do livro que estamos focando na 3ª temporada. Não há nenhuma motivação oculta em nossa decisão.”, diz a nota.

Vários novos personagens, muitos dos quais já foram anunciados, serão introduzidos no mundo de Shadow Moon, o que vai contribuir ainda mais para o legado do programa como uma das séries mais diversas da televisão.”

Mas e você? O que acha de toda essa situação? Quem, na sua opinião, está certo? Queria ver mais do Mr. Nancy? Então comenta!
Comentários
Carregando...