Star Talents – entenda a polêmica da dublagem

Desde os primórdios da dublagem brasileira existe uma grande polêmica envolvendo os conhecidos Star Talents causa enormes discussões. Mas se você não acompanha o universo da dublagem, provavelmente não sabe o que significa o termo Star Talents. Mas, não se preocupe, pois este post está aqui para explicar o que é. Além disso, vamos explicar os motivos de porque eles são usados e porque talvez não deveriam ser. Isso porque diversas pessoas defendem o uso de star talents nas dublagens, mas outros acham que isso atrapalha a dublagem do filme.

Mas, enfim, o que é Star Talent?

Star Talent, é, literalmente, um astro famoso que é convidado para dublar alguma produção. Isto quer dizer que a pessoa não precisa necessariamente ser ator/atriz ou ter experiência com dublagem. Diversos exemplos na dublagem nacional e internacional podem ser citados. Claro que o uso de star talent não implica em uma má dublagem. Contudo, os riscos de que o produto final não fique bom são altíssimos.

https://www.youtube.com/watch?v=Oq0bEndSEck

O caso mais famoso e recente foi no live-action de O Rei Leão, tanto na dublagem brasileira quanto na americana. Beyoncè foi chamada para dublar a Nala no filme, mesmo ela não tendo experiência na área. E Donald Glover, apesar de ser ator, também emprestou sua voz para o Simba. Enquanto isso, no Brasil, os personagens ficaram, respectivamente, com a cantora Iza e o ator Ícaro Silva. Muitas pessoas não curtiram a voz de Ícaro no Simba e outras não curtiram a de Glover. O motivo para ambos é o mesmo, afirmam que usaram uma voz muito aguda para o personagem.

Por que, então usar Star Talents, se o risco é alto?

A resposta para esta pergunta é a mais simples deste post: marketing. É muito mais fácil vender um filme que possui algum artista ou celebridade famosa dublando do que vender apenas o filme. No Brasil, o filme Enrolados tem a dublagem de Luciano Huck e isso revolta muitos fãs até hoje. É muito comum que isso aconteça, principalmente, com filmes “desconhecidos”. Isto é, filmes que não possuem o nome muito forte. Por exemplo, O Mar Não Está Pra Peixe de 2006 que contou com a tosca dublagem de Felipe Dylon, famoso na época. Além de Dylon, também havia Tom Cavalcante na dublagem.

E por que Star Talents prejudicam a dublagem?

Por vários motivos, o principal deles é a incerteza da qualidade final. Isso porque, devido à falta de experiência do escolhido para a dublagem, as emoções e expressões vocais podem ser comprometidas. Isso aconteceu, por exemplo, com o personagem Rodney Lataria do filme Robôs, dublado por Reinaldo Gianecchini.

Star Talents - Robôs

E o fato de o escolhido ser ator ainda não é o suficiente para garantir a qualidade. Pois, apesar de existir toda uma preparação vocal para atores, as exigências para dubladores são maiores. Inclusive, é por isso que, para ser dublador, é preciso primeiro ser ator. Pois, enquanto o ator utiliza tanto a voz quanto o corpo, o dublador precisa passar toda a emoção apenas com a voz, se preocupando com a sincronização fiel com o que está sendo mostrado em tela.

Mas e você? É a favor ou contra Star Talents na dublagem? Queremos saber, então comente! 😀

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar