A fantástica fabrica de chocolate: As Melhores Curiosidades

Willy Wonka and the Chocolate Factory (ou A Fantástica Fabrica de Chocolate, no Brasil) não fez muito sucesso nos cinemas, mas se tornou um dos filmes de maior circulação em todas as locadoras do mundo. Dirigido por Mel Stuart e produzido por Stan Margulies e David L. Wolper, o enredo conta a história de um grupo de crianças que acaba ganhando uma promoção para visitar a famosa fabrica de chocolate de cidade, dirigida pelo lunático Willy Wonka. O filme é um musical clássico, uma verdadeira comédia dramática, que chegou a assustar muitas crianças mundo a fora.

Hoje, festejando o fato de que Willy Wonka ganhará uma história própria, iremos falar um pouco mais sobre essa incrível produção, lançada no dia 30 de Junho de 1971 pela Paramount Pictures! Confira, logo abaixo, as melhores curiosidades sobre A Fantástica Fabrica de Chocolates!

As Melhores Curiosidades sobre A Fantástica Fabrica de Chocolate

  • Primeiro de tudo, o filme só foi feito porque Madeline, filha de Mel Stuart, diretor do longa, insistiu muito para que o seu adorado livro fosse adaptado. Inclusive, ela faz uma pequena participação em uma das cenas.
  • A primeira opção para Willy Wonka, foi o ator Fred Asteire. Infelizmente esse desejo dos produtores não foi realizado, pois Fred já estava com 71 anos na época. Logo depois, foi Joel Gray foi cogitado para o papel, mas foi recusad por conta de sua baixa estatura.
  • Esse foi o único filme em que Peter Ostrum (Charlie Bucket) atuou, primeiro e único. Quando cresceu, Peter se tornou veterinário e abandonou a carreira cinematográfica.
  • As filmagens aconteceram na Alemanha, sendo mais especifica, em Munique, e, por conta disso, foi muito difícil encontrar pessoas de baixa estatura na região para interpretarem os Oompa Loompas. Mas, por quê? O filme foi produzido na década de 70, tecnicamente, não muito longe do que foi o maior conflito bélico do mundo, a Segunda Guerra Mundial. Muitas pessoas fora dos padrões acabaram sendo mortas ou perseguidas pelo governo nazista.

  • O nome original da produção seria Charlie & the Chocolate Factory, no entanto, o nome foi trocado para Willy Wonka & the Chocolate Factory devido a um dos patrocinadores, que tinha uma barra de chocolate chamada “Wonka”.
  • Durante as filmagens, Julie Dawn Cole, interprete de Veruca, de machucou de verdade. Ela não sabia que a pedra no set era de verdade, e é possível ver seu joelho sangrando no filme. Até hoje, a atriz tem uma cicatriz no local. E por falar nela, Julie foi a única que seguiu atuando depois de adulta.
  • Segundo Denise Nickerson, atriz que deu vida a Violet, a famosa cena do túnel, em que luzes piscantes e imagens alucinantes aparecem de forma psicodélica, não assustou apenas os espectadores. Os próprios atores, principalmente as crianças, terminaram as filmagens assustadas.
  • Inclusive, There’s no earthly way of knowing é a única música que foi tirada direto do livro de Roald Dahl.

  • Na cena em que um combustível, em forma de espuma, é jogado contra os visitantes da fabrica,  foram usados institores de incêndio. Só teve um problema que a equipe não reparou, que os componentes químicos o institor poderiam provocar reações alérgicas no elenco. E não deu outra, todos os atores que foram atingidos pelos jatos de espuma ficaram dias com a pele dolorida e coçando.
  • E a cena em que Willy Wonka come a xícara em forma de flor do cenário, foi um pouco complicada para Wilder. Segundo a equipe, essa era a única coisa que não era comestível no cenário, o ator teve que ficar com cera na boca até o fim da tomada.
  • A distribuição original do longa-metragem foi feita pela Paramount Pictures, no entanto, todas as exibições posteriores, seja pela TV, vídeos e cinemas, foram feitas pela Warner Bros..
  • O longa recebeu a indicação o Oscar de Melhor Música em 1972, mas, infelizmente, não levou a estatueta para casa.
  • Mesmo assim, o autor do livro odiou completamente o filme, nunca conseguiu assisti-lo na integra. Dahl chegou, até mesmo, a proibir qualquer outra adaptação durante sua voda.
  • A Fantástica Fabrica de Chocolate ganhou um remake em 2005, produzido pela Warner e dirigido pelo consagrado Tim Burton e estrelado por Johnny Depp.

Gostou de saber um pouco mais sobre o que aconteceu nos bastidores da produção? Deixe um comentário logo abaixo!

Redação

Redação

Seja bem-vindo ao Minha Série Favorita! Aqui você encontra as melhores e mais atualizadas notícias sobre sua série, filme ou documentário predileto.