Godzilla: As Melhores Curiosidades

Quem é o monstro mais famoso da ficção que tem uma estrela na calçada da fama de Hollywood? Caso você não saiba, estamos aqui hoje para falar de Godzilla! Um dos maiores sucessos do cinema mundial que foi para as salas de cinema pela primeira vez na década de 50. Até hoje a criatura continua arrecadando fãs pelo mundo a fora, e não é pra menos. No próximo mês, receberemos a mais nova produção focada no personagem, o filme animado Godzilla: The Planet Eater, que chegará até nós pelo canal de streaming Netflix. Está ansioso para o que vai vir por aí? Então confira abaixo algumas das maiores curiosidades do personagem!

As Melhores Curiosidades Sobre Godzilla

  • O nome original do ser é Gojira, uma mistura da palavra “gorira”, que significa “gorila” em japonês, e “kujira”, que quer dizer “baleia”.
  • A primeira aparição do monstro em 1954, no filme homônimo lançado pela Toho Film Company Ltd. Seu criador foi o produtor Tomoyuki Tanaka, em associação com Ishiro Honda (diretor), Eiji Tsubaraya (criador de efeitos especiais) e Akira Ifukube. O plano inicial era que o filme fosse feito em Stop-motion, mas isso não foi possível devido ao grande orçamento. A saída? Produzir uma roupa que pesava 91kg e media quase 2 metros de altura para filmar os movimentos do personagem que, no final, acabou com 50 metros. A produção foi tão cara que quase faliu o estúdio responsável.
  • A ideia para o personagem veio depois que Tomoyuki teve que cancelar um projeto chamado “Eiko kage-in”, que falava sobre um barco de pesca japonês que havia era contaminado por material radioativo. Material esse que vinha de testes nucleares realizados por americanos. Para Tomoyuki, o monstro deveria ser comom um macaco gigante!

  • Mas era Eiji Tsubaraya o responsável pela criação do ser e, a principio, o artista via Godzilla como um polvo gigante, só depois imaginou que uma coisa mais similar a um dinossauro seria mais interessante. Mas então a equipe esbarrou em outro problema, qual o som que a criatura deveria fazer? Foram testados barulhos vindo de inúmeros animais, mas nada parecia combinar com o gigantesco mostro. No final, Arika teve uma ideia um tanto quanto inusitada. Ele usou uma luva de couro áspera revestida com resina para passar ao longo de cordas de um contrabaixo e gravar o som emitido pelo aparelho. A maluquice deu certo e um rugido alto o suficiente (e original) finalmente foi criado.
  • No entanto, mesmo que seu nascimento tenha sido em 1954, só em 1956 Godzilla se tornou uma febre mundial, quando o longa “Godzilla, o Rei dos Monstros” foi criado nos Estados Unidos. A versão é um remake da japonesa, com um roteiro diferenciado e novas cenas estreladas por Raymond Burr.
  • Até o momento, a Toho já produziu 31 filmes sobre a criatura. Se isso não é sucesso, eu não sei o que é.
  • No primeiro filme produzido, em 54, Godzilla destrói o Toho Theater, uma rede de cinemas japonesa. Certa vez, enquanto o filme estava sendo exibido no local, os espectadores acharam que o prédio realmente estava sendo atacado e fugiram do lugar.

  • Em 2014, comemorou-se o aniversário de 60 anos da criação com um novo filme chamado Godzilla. O longa é marcado pelos efeitos visuais e chega a ter quase 1000, sendo mais de 320 deles só no monstro.
  • Além dos filmes, o monstro também aparece em inúmeras animações. Como exemplo podemos citar o desenho animado Godzilla: Hora Poderosa e Godzilla The Series.
  • O ex-ditador da Coreia do Norte, Kim-Jong II era tão fã da série que sequestrou um dos diretores do filme para fazer uma versão alternativa do longa, chamado “Pulgasari”. O projeto de certa forma deu certo e foi exibido em 1962.
  • Além de filmes e séries, a produção também rendeu uma vasta gama de quadrinhos. Foi Doug Moench, na Marvel Comics, que ficou responsável pela publicação da história do personagem entre os anos de 1977 e 1979. Godzilla já foi, até mesmo, parte do Universo da editora. Mais recentemente, a Dark Horse publicou algumas outras histórias sobre o gigantesco ser.
  • E aproveitando o gancho, falando um pouco mais sobre quadrinhos, você sabia que o Batman foi cotado para enfrentar a coisa em uma produção cinematográfica? O plano foi deixado de lado simplesmente porque nenhum super-herói conseguiria vencer Godzilla, que já lutou contra vários outros monstros diferentes e saiu soberano em todos os casos.

Gostou de saber um pouco mais sobre o Godzilla? Conhece alguma outra curiosidade que seria interessante citar aqui? Deixe um comentário!

Comentários
Carregando...