Super Mario Bros.: A primeira adaptação de um jogo para os cinemas

Em 28 de maio de 1993, estreava a primeira grande adaptação de um vídeo-game para os cinemas. A ideia era ousada e, para tamanhã coragem, era necessário um personagem a altura. O escolhido para essa difícil missão foi Mario, um dos carros chefe da Nintendo, da franquia Super Mario Bros. O longa-metragem foi dirigido por Rocky Morton e Annabel Jankei, com produção de Jake Eberts e Roland Joffé. Ele possui cerca de 1h e 44 minutos e foi tributirido pela Buena Vista Pictures e pela Enterainment Film Distributors.

A bilheteria dele não foi considerada um sucesso, adquirindo cerca de 20.9 milhões de dólares de ólares durante todo o tempo que ficou disponível nos cinemas norte-americanos. Isso não é nem a metade do que foi usado para a produção do longa, cerca de 48 milhões de dólares. No entanto, vamos combinar de que ser a primeira grande adaptação de jogos para o cinema foi uma bela homenagem ao nosso encanador favorito.

O filme conta a história de dois encanadores que viviam no Brooklyn, EUA, Mario e Luigi. Por uma sequencia de fatos, ambos acabam sendo teletransportados para uma outra dimensão, onde eles precisam resgatar a princesa de King Koopa, além de parar seu plano de governar o mundo.

O roteiro relativamente simples e não muito bem trabalhado acabou não agradando boa parte dos fãs da franquia e muito menos a crítica da época. No site IMDb, o longa se encontra com a nota 4/10, extremamente baixa se levarmos em consideração a fama dos dois protagonistas. De fato, uma pena. O mesmo não acontece com os jogos, uma vez que Mario se tornou o simbolo de uma das maiores empresas de games de todos os tempos. Ele é, inclusive, considerada a franquia de maior sucesso na história dos jogos digitais.

O Mario foi criado na década de 80, idealizado por Shigeru Miyamoto para a Nintendo. E diferente do que muitos imaginam, a primeira aparição o encanador de roupa vermelha foi no jogo Donkey Kong, onde ele tenta salvar sua namorada Pauline do terrível gorila. Opa, talvez nem encanador ele fosse, já que a profissão original de Mario era a carpintaria. Antes de ter seu jogo solo, o nome do personagem era “Jumpman”, algo realmente estranho para quem cresceu acompanhando a franquia Super Mario Bros.

Mas e você? Já sabia da existência desse filme? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Redação

Redação

Seja bem-vindo ao Minha Série Favorita! Aqui você encontra as melhores e mais atualizadas notícias sobre sua série, filme ou documentário predileto.