As melhores curiosidades sobre Abraham Van Helsing

Dos livros ao cinema e do cinema a séries de TV, animadas ou não. O enredo de Van Helsing conquistou o coração de muitos, seja lá em qual das várias adaptações a história atingiu os fãs. Mas tudo começou bem, beeeem antes. Sendo mais especifica, estamos falando de maio de 1897, no livro Drácula de Bram Stoker. O romance que contava a história do vampiro mais famoso da ficção e nos introduziu ao famoso Abraham Van Helsing.

O nome Van Helsing, utilizado até hoje em inúmeras histórias para se referir a uma incrível família de caçadores de vampiros. Abraham, um dos personagens principais do enredo, é o responsável por derrotar o próprio conde. Mas você quer saber um pouco mais sobre isso?

As Melhores Curiosidades Sobre Abraham Van Helsing

  • Muitas e muitas adaptações levam o nome dos Van Helsings, mas você sabe de onde exatamente ele veio? Os fãs do terror e do clássico livro “Dracula” com certeza sabem. Abraham Van Hensing foi um dos principais personagens da trama escrita a mais de 120 anos atrás. Natural de Amsterdã, ele era um professor de antropologia e filosofia, além de cientista metódico. A caça do icônico personagem começa na cidade de Londres, Reino Unido, e termina na Transilvânia, onde ele enfrenta e derrota o conhecido conde Drácula. A mais recente aparição do personagem foi no filme animado “Hotel Transilvânia 3″, que está em exibição nos cinemas atualmente (15/08/18). Mas o personagem e seus descendentes podem ser vistos na série de animação japonesa “Hellsing”, no seriado “Van Helsing” do canal Syfy (disponível na Netflix), no próprio filme “Drácula de Bram Stroker” de 1992, dirigido por Francis Ford Coppola, e no filme de 2004, “Van Helsing – O Caçador de Monstros” dirigido por Stephen Sommers.

  • O arsenal de Van Helsing era enorme, mas seus itens preferidos eram: estacas, água benta, um avental Rosa+Cruz, um livro de exorcismo, alho e uma adaga abençoada. É interessante perceber que, nos dias de hoje, muito raramente os Van Helsing são retratados utilizando esses objetos. Os tempos mudaram e os vampiros atuais não parecem mais ser tão fracos a itens religiosos.

  • Uma coisa muito interessante que aconteceu com o autor do livro que deu origem a isso tudo é que seu nome foi usado em uma concurso para premiar os melhores escritores de terror do mundo. O Bram Stoker Awards é um troféu concedido pela Horror Writers Association. Isso é uma especie de homenagem a alguém que deixou uma marca tão grande nos romances de terror.

Curiosidades Sobre os Filmes

  • No filme de 1992, é possível ouvir o grito do Príncipe Vlad depois que ele encosta a cruz com sua espada. Mas esse grito não é de Gary Oldman, interprete do personagem, mas sim de Lux Interior. A cena em questão foi dublada pelo vocalista da banda punk The Cramps.
  • Uma cena foi cortada na produção final do filme de Drácula, essa era onde Mina seduzia Van Helsing. Não se sabe exatamente porque decidiram não inclui-la na história.
  • Mas isso não deixou tudo menos interessante, uma vez que o filme levou três dos quatro troféus para os quais foi indicado no Oscar em 1993. Foram eles: Melhor Efeitos Sonoros, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem.

  • Van Helsing – O Caçador de Monstros, foi pensado, a principio, para ser uma sequencia do filme Drácula de Bram Stroker, lançado doze anos antes, em 1992.
  • O filme de 2004 foi filmado em Praga, na República Tcheca, e teve um orçamento de cerca de 160 milhões de dólares, além um lucro de 300 milhões em bilheteria.
  • Um pequeno acidente ocorreu no set de filmagens. Hugh Jackman, interprete do personagem principal no filme mais atual, Van Helsing, quebrou a mão de um dos figurantes.
  • E se você assistiu a Van Helsing, o nome Abraham pode não lhe ser familiar, mas Gabriel Van Helsing é com certeza. Gabriel é uma versão re-imaginada de Abraham e está presente apenas nesta adaptação. Todas os outros meios de transmissão da história de Van Helsing se referiam ao patriarca com o nome original de 1897.

Gostou de saber um pouco mais sobre a origem de tantos personagens de amamos? Como Vanessa Van Helsing, da série de TV norte americana e canadense que leva o nome da família, ou a Ericka Van Helsing do mais recente filme da franquia Hotel Transilvânia. Ah, uma curiosidade bônus é que ambas as personagens citadas acima são filhas diretas de Abraham em suas respectivas histórias. Sinceramente, Bram Stoker realmente deixou seu nome marcado na calçada da fama. Sejamos eternamente gratos ao escritor que possibilitou a criação de histórias tão maravilhosas.

Observação: O livro original “Dracula by Bram Stoker” é de domínio público e pode ser baixado livremente, na integra, pela internet. 

Comentários
Carregando...