Stanley Kubrick: 3 Filmes Para Conhecer O Mestre

Um dos maiores diretores do cinema foi Stanley Kubrick. Sua forma de dirigir seus filmes inspirou diversos outros diretores da atualidade. Kubrick é referência para qualquer cineasta, então se você é um cinéfilo de carteirinha, provavelmente já assistiu pelo menos um filme do cara. Hoje, dia 26 de julho, o diretor estaria completando 90 anos de vida. Mas, infelizmente Stanley não está mais entre nós para comemorar esta data pois em 1990 o diretor sofreu um ataque cardíaco que o levou à óbito. No entanto, sua obra está aí até hoje para quem desejar assistir e foi pensando nisso que trouxe uma breve lista com 3 filmes para você conhecer melhor Stanley Kubrick.

Três Filmes Para Conhecer Stanley Kubrick

  • O Iluminado [1980]

Fãs de Stephen King não me crucifiquem por citar este filme, afinal também sou fã do rei. Contudo, é importante destacar que este foi um dos filmes do Kubrick que mais fez sucesso na época. O thriller protagonizado por Jack Nicholson é baseado no livro homônimo escrito por Stephen e, caso você não conheça Stanley Kubrick, é uma ótima porta de entrada. Isso porque o longa destaca muitas das características principais de Kubrick tais como a simetria na fotografia, a trilha sonora, entre outros. O Iluminado é responsável por diversas cenas icônicas da cultura pop como o Jack gritando “Here’s Johnny”, por exemplo. É muito aconselhável dar início por O Iluminado, pois é o filme que menos exige da cabeça do espectador, apesar de ainda exigir.

Stanley Kubrick - O Iluminado

Kubrick sempre gostou de fazer com que seus filmes mexessem com o psicológico de seu público. Por este motivo, muitos psicólogos utilizam seus filmes como referência.

  • Laranja Mecânica [1971]

Este é, sem dúvida, um dos meus filmes favoritos da vida. Laranja Mecânica conta a história do jovem Alex DeLarge. Ele e sua gangue vivem em um futuro distópico onde a violência é instalada na sociedade de maneira a ser aceitável. Porém, com o intuito de parar com a “ultraviolência”, a polícia, após prender Alex, aplica nele um método de “socialização”. O procedimento se chama Tratamento Ludovico e consistem em traumatizar o consciente do indivíduo para que ele não seja capaz de fazer tais coisas. O filme levanta um questionamento psicológico muito importante, pois o tratamento não impede que a pessoa deixe de querer fazer as coisas. Apenas impede que ele consiga fazê-las e isso tira o livre arbítrio do indivíduo.

Laranja Mecânica

Mais uma vez aqui, Kubrick mostra sua excelência para trabalhar com diferentes temas e mesmo assim suas marcas são claras no filme. A fotografia mantém a simetria, a trilha sonora do filme é marcante e ajuda a criar uma atmosfera incômoda para o público.

  • Nascido Para Matar [1987]

Nascido Para Matar é um filme de guerra dirigido por Stanley Kubrick lançado em 1987 e mais uma vez o diretor mostra sua versatilidade para a direção num filme que choca ao mesmo tempo que entretêm. O filme tem cenas que fazem o espectador rir e gargalhar, mas não por ser engraçado. Algo muito estudado nas artes cênicas é a risada do público, ela não necessariamente vem por algo engraçado. Um bom motivo para gargalhadas também é o choque, o inesperado, e é isso que acontece em Nascido Para Matar.

Nascido Para Matar - Stanley Kubrick

Stanley quis que o filme passasse a sensação real de se estar em um quartel e em uma guerra. Por isso, para quem já foi militar, nada daquilo parece novo e é fantástico ver como o filme aborda bem as situações. Enquanto isso, para quem é leigo, o filme choca e faz com que tenha uma boa noção de como é a vida no quartel e na guerra. Portanto, fica aí mais uma indicação de filme deste mestre que é o Kubrick.

Já assistiu algum destes filmes? É fã de Stanley Kubrick? Comenta aí embaixo! =D
Comentários
Carregando...