Sempre É Dia de Rock N’ Roll, Baby! Filmes de Rock!

Ontem foi um dia um pouco não-convencional, porque além de uma sexta-feira 13 era o dia mundial do rock! 13 de julho é marcado como o dia mundial do rock, pois se trata de uma homenagem ao festival de Rock, Live Aid. Na ocasião, diversas bandas de grande porte do rock mundial apresentaram-se, como: Queen, David Bowie, Paul McCartney, Bob Dylan, entre outros grandes nomes. O evento movimentou o mundo e trouxe diversos momentos icônicos na história do rock, e por isso, em sua data, anualmente, é comemorado o dia do Rock. Pensando nisso, trouxe uma lista com 5 filmes de Rock N’ Roll para vocês!

\m/ 5 Filmes de Muito Rock N’ Roll \m/

05. Somos Tão Jovens [2013]

Para começar, falemos de um filme brasileiro sobre um dos maiores rockstars do Brasil: Renato Russo. No filme Somos Tão Jovens vemos como se iniciou a paixão de Renato pelo Rock N’ Roll. Nos são mostrados diversos momentos importantes do início da carreira de Russo, como o período do Aborto Elétrico, Trovador Solitário até a Legião Urbana. É uma ótima porta de entrada para o gênero musical, pois além de se aprofundar um pouco nas história da maior banda de rock brasileira, também nos são apresentadas as influências de Renato. Dentre elas estão: os Sex Pistols, Smiths, Rolling Stones, entre outras. Vale muito a pena, é um filme leve e até emocionante.

Rock N'Roll - Somos Tão Jovens

04. Tenacious D – Uma Dupla Infernal [2006]

Se você conhece a carreira de Jack Black, você sabe que ele é um rockeiro raiz que inclusive tem uma banda com seu amigo Kyle Gass chamada Tenacious D. Pois é, a banda se formou antes do filme que protagoniza. Mas, antes do lançamento do filme, poucas pessoas a conheciam com o filme que Tenacious D recebeu seu boom no mundo do Rock N’ Roll. O filme é uma forma fantasiosa de contar como Black e Gass formaram a banda, além disso os nomes verdadeiros da dupla não são utilizados, Jack é chamado de Jables, JB, e Kyle é KG. A trilha sonora é original da dupla e é porradaria do inicio ao fim, contendo até a participação de Dave Ghrol como o próprio demônio. O filme é uma comédia bem trash, mas para quem curte rock, sua trilha sonora vale muito a pena e o filme é até divertido.

Rock N'Roll - Tenacious D

03. Rock Of Ages [2012]

Este é outro que possui uma trilha sonora animal, com releituras de grandes clássicos do rock. O enredo é o mais clichê possível para uma história ambientada no rock. Um jovem dos anos 80 tem o sonho de se tornar um grande rockstar, enquanto isso uma garota possui o mesmo sonho, seus caminhos se cruzam e eles vão atrás de seus sonhos juntos. Em meio a tudo isso, o grande astro do momento, Stacee Jaxx, tem show marcado no lugar onde eles trabalham. O filme é uma comédia muito divertida completamente embalada por grandes clássicos. Podemos ver o Tom Cruise em um papel nada convencional para ele, o grande astro do rock. Um dos melhores momentos do filme, para mim, é sua cena cantando Wanted Dead Or Alive do Bon Jovi.

Rock N'Roll - Rock Of Ages

02. The Beatles – Yellow Submarine [1968]

Se você achou que nesta lista não iria ter uma única animação, você achou muito errado! (haha) Os Beatles lançaram diversos filmes durante sua carreira, a maioria deles é documental sobre seus álbuns. Mas, no período em que a banda foi para uma psicodélica, surgiu uma ideia de criar um filme em animação contando uma história que é contada no álbum.E assim surgiu Yellow Submarine, uma animação que conta a história de Pepperland. O lugar é um paraíso aquático a mais de 80 mil léguas da superfície. Uma terra quase sem inverno, onde a brisa leva a toda parte o som da música e das risadas e onde ninguém sente-se só, pois a Banda do Sargento Pepper está sempre tocando a sua música.

Rock N'Roll - Yellow Submarine

Até que um dia o Líder dos Maldosos Azuis, que detestava todo tipo de música, decide varrer Pepperland do mapa, deixando-o sem cor e sem som. Mas, navegando em um submarino amarelo e depois de várias aventuras, como navegar pelo mar do Tempo, pelo mar dos Monstros, e o mar dos Buracos, os Beatles chegam para trazer a paz e a música de volta a Pepperland. O filme é literalmente uma história sobre como o Rock N’ Roll salvou uma grande sociedade. Com uma atmosfera completamente psicodélica, o filme é lindo e muito bem feito.

Rock N'Roll - Yellow Submarine

01. Não Estou Lá [2007]

Se você gosta de rock, provavelmente você conhece e adora as músicas e a figura de Bob Dylan. Não Estou Lá é um filme que reúne diversos intérpretes para dar vida a diferentes momentos da vida do astro Dylan. E isso é mais do que justo, já que Dylan viveu diversas fases, que nos levam a crer serem diferentes personalidades. O cantor já passou por fases como: jovem menestrel, profeta folk, poeta moderno, roqueiro, ícone da contracultura, cristão renascido, cowboy solitário e popstar. E, para viver tantos personagens assim, um ator só provavelmente não desse conta. Por isso, em Não Estou Lá foram escolhidos 6! Dentre eles: Christian Bale, Heath Ledger, Marcus Carl Franklin, Cate Blanchett, Richard Gere e Ben Whishaw.

Rock N'Roll - Não Estou Lá

Para situar você, vou explicar qual fase cada ator interpreta. Marcus Franklin é o período da juventude de Dylan, quando o cantor era obcecado pelo astro Woody Guthrie. Além disso, o personagem de Marcus também se refere a algumas autobiografias fictícias feitas por Bob. Enquanto isso, Bale traz um personagem voltado à religiosidade. Ele vive um pastor e músico, refletindo a fase em que Dylan “renasce” como um cristão.Blanchett vive o período mas Rock N’ Roll de Bob, quando ele trocou o violão pela guitarra elétrica, fazendo shows com bandas elétricas, chegando até a ser vaiado em festivais.

Rock N'Roll - I'm Not There

Richard Gere apresenta a interpretação feita por Bob no filme Pat Garrett And Billy The Kid, filme que Dylan não só atuou, como também compôs e interpretou a trilha sonora. Heath Ledger é o personagem que mostra as dificuldades da vida pessoa do cantor no período de 70, com problemas no casamento e afins. Enquanto Ben Whishaw interpreta Arthur Rimbaud, poeta que Dylan muito se inspirava para responder perguntas sobre sua vida.

Rock N'Roll - Bob Dylan

E esses foram 5 filmes sobre Rock N’ Roll que muito podem te ajudar a entrar mais neste mundo musical magnífico! Você gosta de Rock? Já assistiu a algum destes filmes? Comenta aqui embaixo!

Comentários
Carregando...