Psicose - Sexta-Feira 13

Sexta-Feira 13: Filmes de Terror para Assistir neste Dia

Hoje, dia 13 de julho, estamos vivendo a segunda sexta-feira 13 do ano de 2018. Uma curiosidade válida sobre meses com sexta-fera 13 é que, para que isso ocorra, o mês deve se iniciar em um domingo. De qualquer forma, sempre que temos uma sexta-feira datada como 13, atribuímos a data a algo ruim, sombrio. Existem aqueles que dizem ser mais um dia das bruxas e os que acham que é apenas um dia azarado.

Mas você sabe a origem dessa crença?

Bom, existem duas lendas que podem, combinadas, explicar o porquê da crendice. Por coincidência, ou não, ambas lendas vêm da mitologia nórdica. A primeira delas diz que houve, em Valhalla (Morada das Divindades), um banquete para 12 convidados. Loki, o deus da trapaça, apareceu no jantar sem ser chamado e arrumou uma briga que resultou na morte de Balder, o deus mais querido de Valhalla. Desta forma, foi registrado que o número 13 traz má sorte e, portanto ficou conhecido como o número do azar.

Origem Sexta-Feira 13: Morte de Balder

Já a segunda lenda é protagonizada por Friga, deusa do amor e da beleza. Seu nome deu origem a duas palavras: “friadagr” e “friday”, sexta-feira em escandinavo e inglês. (E você achando que “friday” tinha a ver com “frie day” de fritas. Ou seria só eu? haha). Enfim, quando tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha.

Em busca de vingança ela, todas as sextas-feiras, se reunia com 11 outras bruxas e com o próprio satanás para rogar pragas sobre a humanidade. Se você fizer a conta, quantos personagens se reunião? 13, exatamente! Da Escandinávia, a superstição foi propagada por toda a Europa, reforçada pelo relato bíblico da Última Ceia, em que havia 13 pessoas à mesa, na véspera da crucificação de Cristo (ocorrida em uma sexta-feira).

E agora que você sabe a principal lenda sobre este dia, vamos a uma pequena lista com 4 filmes para você curtir este dia no clima!

⊕ Filmes Para Assistir Na Sexta-Feira 13 ⊕

05. Corrente do Mal [2014]

Este filme pode passar despercebido por muita gente e pode, também, parecer não ter uma premissa muito interessante para alguns. Mas, eu garanto que se você busca um bom terror com momentos de te deixar nervoso na ponta da cadeira, Corrente do Mal faz esse trabalho muito bem.

O enredo é muito simples, na verdade. O filme conta a história de uma maldição que a jovem de 19 anos, Jay, recebe após uma noite de sexo casual. Com o tempo, ela descobre que esta maldição faz com que uma entidade maligna a persiga por onde ela for. A menos que ela transe com outra pessoa para, assim, transferir a maldição para ela. Mas ainda existe outro detalhe, se por algum motivo a pessoa que receber de Jay morrer, a entidade volta a persegui-la, até que ela passe novamente para frente. Para fãs de terror é uma ótima pedida. Principalmente levando em conta as diversas referências feitas a filmes dos anos 70, 80.

Corrente do Mal - Sexta-Feira 13

04. O Babadook [2014]

Lembro-me da sensação que tive ao assistir o Babadook pela primeira vez. Estava uma noite, sozinho em casa, quando pensei em assistir um filme do meu gênero preferido, terror. Queria alguma novidade, e, na época, este filme não era tão conhecido, li a sinopse e achei que seria bom. Eu não poderia estar tão certo e tão errado ao mesmo tempo. Certo porque o filme realmente é ótimo e faz muito bem seu trabalho para assustar o espectador. E errado justamente por ele fazer muito bem este trabalho.

O Babadook trabalha com o conceito de terror psicológico, neste tipo de terror, o medo do público não está na criatura em si, mas na atmosfera da situação. Você não precisa ver o monstro para temê-lo. E, por isso, tudo se torna imprevisível, ele pode estar em qualquer lugar. Mas o que conta Babadook? O filme conta a história de uma mãe que acaba de se tornar viúva e está cuidando sozinha de seu filho de cerca de 5 anos. O garoto passa a se sentir sozinho, e, por isso, sua mãe resolve ler para ele um livro que há muito tempo estava engavetado. O Babadook. Mas, para o azar da mãe, o Babadook se trata de uma entidade que passa a perseguir seu filho. A princípio, a mãe não acredita, mas com o tempo as coisas vão complicando e ela precisa ceder. Outra ótima pedida para a sexta-feira 13.

O Babadook - Sexta-Feira 13

03. A Noite dos Mortos-Vivos [1968]

Você sem dúvidas já ouviu falar de um filme com este nome. Porém, provavelmente você ouviu falar, na verdade, de algum dos dois remakes já produzidos. Infelizmente, os remakes não trazem o excelentíssimo produto entregue no clássico de 68. A Noite dos Mortos-Vivos deu a origem a produções sobre apocalipse zumbi. Ou seja, você fã de The Waking Dead tem muito a agradecer a este maravilhoso clássico. E, mesmo já tendo passado por 2 remakes mais recentes, o primeiro deles continua sendo o melhor de todos, mesmo com todas as suas limitações de produção. Nesta sexta-feira 13, dê uma chance aos clássicos.

A Noite dos Mortos-Vivos - Sexta-Feira 13

02. O Iluminado [1980]

Eu me considero um grandessíssimo fã do cineasta Stanley Kubrick e de toda sua obra. E, também, sou fã do rei dos livros de terror, Stephen King. É óbvio que uma produção que envolvesse ambos seria maravilhosa.O Iluminado foi um filme lançado em 1980, como uma adaptação da obra homônima de Stephen King. Porém, não se engane, o livro e o filme possuem visões e intenções completamente diferentes.O próprio King afirma que Stanley “estragou” sua história, abordando de uma forma que fez parecer outra coisa a intenção de seu criador. Stephen chegou até a produzir uma série de O Iluminado, para compensar. Mas isso não quer dizer que o filme não seja bom. Só é preciso ficar atento, se você amou o filme e deseja ler o livro, vá sabendo que não será a mesma coisa.

Mas do que fala O Iluminado? Basicamente, o filme conta a história de um ex-alcoólatra que está tentando consertar sua vida ao lado de sua esposa e filho. Ele consegue um emprego de zelador de um hotel durante o inverno, quando ele fica fechado.Mas o hotel não é o que parece ser e começa a se mostrar um lugar extremamente perigoso para a família. Se você deseja uma história que amedronte, mas tenha profundidade, esta sexta-feira 13 de inverno pede O Iluminado.

O Iluminado - Sexta-Feira 13

01. Psicose [1960]

Falando de clássicos, um filme que pode ser considerado o maior cult dos filmes de terror é, sem dúvida, Psicose do renomado Alfred Hitchcock, lançado em 1960. O filme, como é de se esperar pela época, é em preto e branco, o que ajuda a nós, que vemos nos dias atuais, já sentirmos um pouco de incômodo ao assistir. O filme sem dúvida é um dos pioneiros da forma com a qual o suspense é trabalhado no meio audiovisual hoje em dia. E se trata, também, de um dos primeiros filmes de terror psicológico, o mais antológico deles.

Na história, conhecemos a secretária Marion Crane que rouba uma quantia de dinheiro de seu patrão e foge para longe de sua cidade. Quando de repente, no meio da estrada, ela encontra um hotel onde resolve hospedar-se. O hotel, chamado Bates Motel, é comandado pelo sinistro Norman Bates, um homem perturbado pelo seu passado que, aos poucos, começa a se demonstrar mais perigoso do que parecia ser. Super indicado para assistir em uma sexta-feira 13.

Psicose - Sexta-13

E estes foram alguns filmes que você poderá assistir para entrar no clima da sexta-feira 13! Então, faça sua pipoca, prepare um lugar bem escuro, e assista, só tome cuidado ao dormir! (Muahahaha) Gostou das indicações? Já assistiu algum deles? Comenta aqui embaixo!

Redação

Redação

Seja bem-vindo ao Minha Série Favorita! Aqui você encontra as melhores e mais atualizadas notícias sobre sua série, filme ou documentário predileto.