O Impossível: A História REAL de Sobrevivência e Solidariedade

O filme “O Impossível” é um drama angustiante e emocionante, inspirado na história real de sobrevivência de uma família durante o tsunami que devastou a Tailândia em 2004. Dirigido pelo espanhol J. A. Bayona, conta com um elenco estelar que inclui Naomi Watts, Ewan McGregor e o jovem Tom Holland em sua estreia no cinema.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? Clique Aqui e aproveite!

O Impossível: Mudanças no roteiro para alcançar um público global

A história original gira em torno da família Belón, espanhola, que foi surpreendida pelo desastre natural durante férias de Natal. Para o filme, os nomes foram alterados (María para Maria, Enrique para Henry) e houve uma certa internacionalização do elenco. Essas mudanças, como explica o roteirista Sergio G. Sánchez, visavam dar um apelo mais universal ao filme. María Belón, a matriarca da família na vida real, colaborou diretamente com o roteirista para garantir a autenticidade da narrativa.

Apesar da inspiração em personagens reais espanhóis, a decisão de escalar atores brancos e conhecidos em Hollywood despertou críticas, com acusações do que se chama de “whitewashing” – o apagamento de personagens não-brancos. A defesa do filme é que a escolha do elenco teve por objetivo uma maior comercialização, além do próprio desejo de María Belón de contar com Naomi Watts no papel principal.

Recriando o tsunami: efeitos especiais e as lembranças da família

As cenas do tsunami em “O Impossível” são visceralmente realistas. A filmagem aconteceu no mesmo resort onde a família Belón estava hospedada na Tailândia, e a equipe contou com o relato detalhado dos sobreviventes para recriar a cena da maneira mais fidedigna possível. Naomi Watts e Tom Holland passaram bastante tempo em um tanque de água espanhol para simular o terror da inundação, com os efeitos especiais adicionados posteriormente.

María sofreu ferimentos gravíssimos durante a tragédia. Suas descrições do que aconteceu sob as águas e também durante sua recuperação no hospital foram transpostas para a atuação de Watts. A intenção era que os espectadores experimentassem, de forma realista, a dor e o terror vividos naqueles dias.

A fidelidade de “2012” aos eventos reais tem sido elogiada por vários outros sobreviventes do tsunami de 2004. O filme capta o caos, a destruição e, sobretudo, a solidariedade e o instinto humano de ajudar o próximo em situações extremas.

A Família Belón Hoje: Dedicados a Ajudar

A experiência quase fatal do tsunami mudou a vida da família Belón para sempre. María continua a exercer a medicina e hoje atua como porta-voz dos sobreviventes do tsunami. Enrique trabalha com organizações de ajuda a refugiados na Grécia. Seus filhos Lucas, Simón e Tomás, também se dedicam a salvar vidas:

  • Lucas (Tom Holland): Seguiu os passos da mãe, tornou-se médico e trabalhou na linha de frente contra a COVID-19.
  • Thomas: Atua como defensor de sistemas de alerta precoce de tsunamis.
  • Simón: Ainda estuda, mas também já treinou como salva-vidas.

A história real que inspirou “O Impossível” é mais do que apenas um filme sobre um desastre natural. É uma história de resiliência, amor familiar e o incrível poder do ser humano de se reconstruir e ajudar o próximo em situações adversas. A família Belón transformou a dor em ação positiva, dedicando-se a melhorar a vida dos outros. E é essa mensagem de esperança e solidariedade que torna “O Impossível” uma história tão tocante e inesquecível.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar