12 Heróis: História Real Por Trás do Filme

12 Heróis‘ é um filme de drama e ação de guerra de 2018 que acompanha um grupo de soldados americanos enquanto eles se aprofundam no Afeganistão. Ambientado no rescaldo dos ataques terroristas de 11 de setembro, a missão dos soldados é se infiltrar em um senhor da guerra local da Aliança do Norte do Afeganistão e ajudá-lo a derrotar o Talibã. Mas será que essa história incrível é baseada em fatos reais?

Dirigido por Nicolai Fuglsig, o filme segue uma narrativa de tirar o fôlego na qual os 12 soldados titulares enfrentam desafios aparentemente intransponíveis. Rodeados de perigo e incertos se podem confiar no senhor da guerra a quem deveriam ajudar, os protagonistas do filme estão sempre à beira da morte. Muitas histórias de guerra reais notáveis são transformadas em filmes. Vamos investigar se ’12 Heróis’ é uma delas.

A Verdade por trás de ’12 Heróis’

’12 Heróis’ é parcialmente baseado em uma história verdadeira. O filme é adaptado do livro de não ficção de Doug Stanton, ‘Soldados a Cavalo’, e segue em linhas gerais a história real de doze soldados que foram para o Afeganistão logo após os ataques terroristas de 9/11 para combater o Talibã. O livro foi transposto para o roteiro por Ted Tally e Peter Craig, que o diretor dinamarquês Nicolai Fuglsig então dirigiu.

Apesar de ter alterado a maioria dos nomes dos personagens americanos, o filme ainda detalha muitos eventos da vida real. No entanto, militares que assistiram ao filme disseram que a história foi adaptada para Hollywood e que os eventos foram exagerados ou apresentados fora de ordem para aumentar as apostas dramáticas.

Personagens Reais e Fictícios

O personagem central do filme, Capitão Mitch Nelson (Chris Hemsworth), é baseado em Mark Nutsch, que era o capitão da equipe das Forças Especiais. Após assistir a ’12 Heróis’, Nutsch observou que o filme é uma representação fictícia, mas tem “elementos de verdade”.

Conforme retratado no filme, Nutsch havia sido recentemente designado para uma posição administrativa na sede do Quinto Grupo. Quando soube dos ataques, ele se dirigiu ao Coronel e pediu para ser colocado de volta em campo com sua equipe. Outro aspecto interessante que o filme acerta é que Nutsch não tinha nenhuma experiência real de combate até então, muito parecido com o caso de Nelson, personagem de Hemsworth.

A Missão dos “Soldados a Cavalo”

Embora os “Soldados a Cavalo” (como a equipe de Nutsch era chamada porque frequentemente acabavam usando cavalos na missão) tenham sido as primeiras tropas dos EUA a chegar ao Afeganistão após o 9/11, o filme simplifica excessivamente como a missão ocorreu.

A verdadeira ODA 595 (Unidade de Forças Especiais dos EUA, Destacamento Operacional-Alpha 595) foi uma das três equipes das Forças Especiais enviadas ao Afeganistão e inicialmente encarregadas de resgatar pilotos americanos abatidos. No entanto, a missão então mudou para conseguir o apoio de líderes étnicos locais (incluindo o general afegão Rashid Dostum, que é retratado no filme) contra o Talibã e a Al Qaeda.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar