Minha Série Favorita
Notícias, spoilers e críticas de filmes e séries, no streaming, cinema e TV.

- Publicidade -

10 Filmes e séries que fazem crítica ao capitalismo na Netflix

Confira a lista das obras mais anticapitalistas da Netflix

6

Em outros tempos, era muito difícil encontrar e assistir filmes e séries que fazem crítica ao capitalismo. Não porque eles não existissem. Sempre houve diretores de cinema que abordavam temas sociais de forma inteligente e intrigante. Mas não era fácil ter acesso à esses títulos. Em suma, éramos dependentes do que passava na TV. Hoje existe Netflix.

- Publicidade -

Entretanto, a imensa oferta de filmes e séries nos serviços de streaming, especialmente na Netflix, que possui o maior catálogo do mundo, torna muito mais fácil ter acesso à obras antes difíceis de encontrar. Mas temos o outro lado da moeda: por ser uma oferta tão grande, por vezes, pode ser complicado achar essas obras interessantes em meio a imensidão do catálogo.

Enfim, para tornar mais fácil seu acesso e sua busca à essas obras, e por fim, poupar seu tempo, selecionamos os 10 melhores filmes e séries que fazem uma bela crítica ao capitalismo na Netflix. Esperamos que goste da nossa lista.

1. Democracia em Vertigem

2019 ‧ Documentário ‧ 2h 1m

ASSISTA AGORA

A ascensão e queda do PT, e a polarização que se criou no Brasil a partir do processo de impeachment.

- Publicidade -

Qual é a crítica ao capitalismo?

O documentário Democracia em vertigem mostra como a direita brasileira articulou um golpe contra Dilma Rousseff, presidente democraticamente eleita. O porquê do golpe é só um: acabar com as ameaça que Dilma representava contra os interesses de políticos corruptos e poderosos.

2. Inside Job (Trabalho Interno)

2021 ‧ Comédia ‧ 1 temporada

ASSISTA AGORA

Sinopse: A crise financeira mundial que aconteceu em 2008, causou a perda de milhões de empregos e casas e mergulhou os Estados Unidos em uma profunda recessão econômica. Matt Damon narra um documentário que fornece uma análise detalhada dos elementos que levaram ao colapso e identifica peças-chave do mundo financeiro e político. O diretor Charles Ferguson realiza uma gama de entrevistas e traça a história dos Estados Unidos para a China para a Islândia e para outros mercados financeiros mundiais.

- Publicidade -

Qual é a crítica ao capitalismo?

Inside Job mostra a corrupção em diferentes setores sociais. Ademais, o filme expõe a crise econômica de 2008, e como a catástrofe, que custou mais de $20 trilhões, fez milhões de pessoas perder tudo o que tinham.

3. Clube da Luta

1999 ‧ Suspense/Drama ‧ 2h 19m

ASSISTA AGORA

Sinopse: Um homem deprimido que sofre de insônia conhece um estranho vendedor Tyler Durden, e se vê morando em uma casa suja depois que seu perfeito apartamento é destruído. A dupla forma um clube com regras rígidas, onde homens lutam. A parceria perfeita é comprometida quando uma mulher, Marla, atrai a atenção de Tyler.

clube da luta
Créditos: Netflix.

Qual é a crítica ao capitalismo?

- Publicidade -

O Clube da Luta faz uma crítica aos pilares econômicos e políticos do capitalismo.

4. Machuca

2004 ‧ Drama/Filme histórico ‧ 2h 1m

ASSISTA AGORA

Sinopse: Chile, 1973. Gonzalo Infante é um garoto que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado de Santiago. Gonzalo é de uma família de classe alta, morando em um bairro na área nobre da cidade com seus pais e sua irmã. O padre McEnroe, o diretor do colégio, inspirado no governo de Salvador Allende decide implementar uma política que faça com que alunos pobres também estudem no Saint Patrick.

Um deles é Pedro Machuca que, assim como os demais, fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola. Provocado, Pedro é seguro por trás e um deles manda que Gonzalo o bata, que se recusa a fazer isto e ainda o ajuda a fugir. A partir de então nasce uma amizade entre os dois garotos, apesar do abismo de classe existente entre eles.

Qual é a crítica ao capitalismo?

- Publicidade -

Machuca é um filme forte porque expõe o quanto o capitalismo pode ser cruel com crianças inocentes, e o quanto as classes sociais não fazem sentido.

5. O Poço

2019 ‧ Thriller/Ficção científica ‧ 1h 34m

ASSISTA AGORA

Sinopse: Um lugar misterioso, uma prisão indescritível, um buraco fundo. Um número desconhecido de níveis. Dois presidiários morando em cada nível. Uma plataforma descendente contendo comida para todos eles. Por fim, uma luta desumana pela sobrevivência, mas também uma oportunidade de solidariedade.

Qual é a crítica ao capitalismo?

O Poço é inspirado no próprio capitalismo, e, sendo assim, mostra a falta de empatia com os nossos iguais na sociedade capitalista.

6. Spartacus

2010 ‧ Filme peplum ‧ 4 temporadas

ASSISTA AGORA

Sinopse: Traído pelos romanos, forçado à escravidão e renascido como gladiador. A clássica história do mais famoso rebelde da república volta à vida, nesta nova série de ação e visual impactante. Tirado da sua terra natal e arrancado da companhia da mulher que ama, Spartacus é condenado a viver no mundo brutal da arena, onde o sangue e a morte são os principais entretenimento do povo. Mas nem todas as batalhas são lutadas sobre a areia. Traições, corrupção e a abundância de prazeres sensuais vão constantemente testar Spartacus. Entretanto, para sobreviver, ele deve ser mais do que um homem; mais do que gladiador; ele deve ser uma lenda.

Qual é a crítica ao capitalismo?

Spartacus mostra a grande revolta de escravos, que lutava pelo fim da exploração e por melhores condições de vida. Ou seja, a reação de um povo oprimido contra os poderosos.

7. Round 6

2021 ‧ Drama ‧ 1 temporada

ASSISTA AGORA

Sinopse: Um grupo de pessoas passando por dificuldades financeiras aceita um estranho convite para um jogo de sobrevivência. Um prêmio bilionário os aguarda, mas as apostas são altas e mortais.

Round 6 10 séries críticas ao capitalismo na Netflix
Créditos: Netflix.

Qual é a critica ao capitalismo?

Em primeiro lugar, Round 6 mostra o capitalismo selvagem, onde as pessoas matam para sobreviver. Em segundo lugar, a série demonstra que, para os ricos, a vida dos pobres pode ser apenas um entretenimento para assistir de longe e se divertir.

LEIA TAMBÉM: O que a série Round 6 da Netflix tem a ver com o capitalismo?

8. 3%

2016 ‧ Ficção científica ‧ 4 temporadas

ASSISTA AGORA

Sinopse: Em um futuro não muito distante, o planeta é um lugar devastado. Aos 20 anos, todo cidadão recebe a chance de passar por uma rigorosa seleção para ascender ao Maralto, uma região farta de oportunidades. Porém, apenas 3% consegue chegar lá.

Qual é a crítica ao capitalismo?

A série brasileira 3% faz uma grande crítica ao quão falha é a ideologia da meritocracia. Isso porque, na verdade, se as pessoas não tem as mesmas condições de saúde, por exemplo, elas não largam no mesmo lugar. Afinal, os que tiveram melhores condições acabam tendo vantagem na disputa.

9. Billions

2016 ‧ Drama ‧ 6 temporadas

ASSISTA AGORA

Sinopse: A série conta as aventuras de Robert Axelrod um investidor bilionário que possui uma empresa de gestão de fundos e que ganhou muito dinheiro com o crash no 11 de setembro. Axelrod vive de forma bastante tranquila ostentando uma vida de luxo e dedicando seu tempo a família e a empresa.

Qual é a crítica ao capitalismo?

Em suma, Billions faz uma crítica à maneira desumana como o mercado financeiro vê e trata as pessoas.

10. La Casa De Papel

Sinopse: 8 ladrões se trancam com reféns na Casa da Moeda da Espanha. Seu líder dribla a polícia e realiza seu plano. Será o maior roubo da história, ou uma missão em vão?

empieza el matriarcado la casa de papel nairob
Créditos: Netflix

Qual é a crítica ao capitalismo?

Antes de mais nada, Lá Casa de Papel defende uma revolução de esquerda contra um Estado “democrático”, onde, na realidade, os pobres não têm vez. Além disso, a própria população apoia os ladrões, porque eles roubam a reserva econômica que, em vez de matar a fome da população carente, serve apenas de segurança para os grandes investidores.

Por fim, você pode entender melhor a função da reserva econômica do Banco Central nesse post.

Enfim, gostou da lista de filmes e séries que fazem crítica ao capitalismo na Netflix?

Então, nos siga em nossas redes sociais: Facebook e Twitter. Saiba tudo sobre séries de TV nos principais serviços de Streaming.

Imagem: Netflix

Participe! Deixe seu comentário logo abaixo...
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar