10 filmes baseados em livros

Quem nunca imaginou, seus trechos favoritos entrando em cena, atendendo curiosidades e expectativas? Ou até mesmo descobrir que àquele filme é baseado em uma versão anterior de um livro? Nesses dois casos, o antes e depois das adaptações cinematográficas, acompanham parte conjunta das obras literárias, por assim dizer, a repercussão fica destinada ao imaginário do público. E aqui vamos relembrar 10 filmes baseados em livros e que chamam atenção nas listas.

10 filmes baseados em livros

1. O Caçador de Pipas

2007 ‧ Drama/Romance ‧ 2h 8m

Publicado em 2003 pelo escritor Khaled Hosseini, o livro premiado como best seller, traz um romance central que transcende o contexto conflituoso de guerrilhas de gerações no Afeganistão, e por quê não em todo mundo?

Esse também é um traço autobiográfico que caracteriza o aspecto sentimental . Além disso, serve pra embalar a produção do longa metragem.

Lançado em 2007, com a tarefa de entusiasmar tanto quanto a proposta do livro, às avaliações do filme consideram algumas irrelevâncias na adaptação, que talvez já pareciam estar pronta. Entre altos e baixos, o filme recebeu indicações e hoje retrata nas telas a extensão da obra.

2. São Bernardo

1972 ‧ Drama ‧ 1h 53m

Essa é uma versão que remonta o roteiro de Graciliano Ramos ( 1934 ). A narrativa utiliza dos elementos internos e externos para descrever diferenças e confluências entre o campo e a cidade. Isso no período de transição da demanda agrícola às implantações industriais no Brasil do século XIX.

Em 1972, o ensaio ganha adaptação pro cinema e conta a história do personagem Paulo Honório diante um olhar impactante e reflexivo ao longo da vida . O que surpreende na figuração é a fidelidade do texto, lembrando a precisão teatral que dispunham às sugestões do autor.

3. O Código da Vinci

2006 ‧ Mistério/Thriller ‧ 2h 29m

A obra de Dan Brown ( 2003), trata da instauração religiosa do ocidente frente aos segredos compartilhados mundialmente pelas entidades secretas.

O autor recorre investigar às circunstâncias das escrituras sagradas que envolvem a igreja católica e estabelece uma dinâmica paradoxal.

No ano de 2006 saiu a adaptação do filme, cobrindo boa parte da incitação complementar que apresenta a trama, ainda assim, com fortes críticas quanto a validade das informações.

4. A Cabana

2017 ‧ Drama/Fantasia ‧ 2h 12m

O livro idealizado por Willian P. Young teve seu ano de estreia em 2008. Então, o sucesso alcançou o público diverso entre as principais recomendações da época.

A  abordagem conceitual da história propõe uma reanalise dos comportamentos e crenças humanas.  Mostra o desconsolo de um pai quando se ver sem chances de evitar que o pior aconteça à sua filha.

Na dimensão que ele encontra precipitações, adentram às ruínas que o consomem de culpa, angústia, assim que ele volta a origem da cabana para ter respostas.

Sendo assim, uma versão dirigida nos cinemas de 2017, amplia o plano de audiência e divulgação do título em destaque.

5. 12 anos de escravidão

2013 ‧ Drama/Filme histórico ‧ 2h 14m

Baseado na vida e obra (1853) do escritor Solom Northup, o filme em questão ilustra com nitidez o trauma gerado pelo processo escravagista no norte da América. Isso porque era onde começava a formar-se uma identidade cultural dos afros americanos, de diferentes condições, entre livres e cativos, quais as leis abolicionistas pretendiam integrar em segura condição.

Essa adaptação surtiu efeito em dose dupla, afinal, devido a jornada autobiográfica de Northup, Esteve McQueen (2013), acentuou à tônica da perspectiva cultural, a partir dos choques de interpretações entre indivíduos e grupos afro americanos.

6. A Culpa É das Estrelas

2014 ‧ Romance/Drama ‧ 2h 6m

Inspirado no romance adolescente de John Green ( 2012 ). Hazel Grace e Agustus Waters, encontram-se para viver um amor eterno, mesmo tendo o tempo como diagnóstico irremediável.

Eles desfrutam dos sabores da vida, desafiando as incertezas do desconhecido que se aproxima. O impacto do filme (2014), atribuiu muito mais simpatia ao casal de estrelas Shailene Woodley e Ansel Elgort.

7. Capitães de Areia

2011 ‧ Drama/Aventura ‧ 1h 36m

Criação de Jorge Amado ( 1937 ), relata o cotidiano de um grupo de meninos nas ruas de Salvador- Bahia, que se viram como pode para sobreviver as necessidades da cidade, além disso, aproveitar as descobertas da idade.

O contraste de assimilação do filme (2011 ), percorre o eixo das desigualdades sociais presentes desde o volume principal, ainda hoje, nas discussões atuais, assim como a criminalidade, a má distribuição que gera fome e demais abismos do contexto marginalizado da sociedade.

8. Marley e Eu

2008 ‧ Comédia/Romance ‧ 1h 55m

A historia que John Grogan intitula de Marley & Eu: A vida e o amor do pior cão do mundo ( 2006 ). É de fato uma experiência pessoal, o jovem casal John e Jhenny adotam um cãozinho que muda completamente a maneira que eles passam a encarar os desafios que surgem.

Isso porque eles descobrem que sustentar o elo da família já não depende apenas da possível vantagem racional. Então,  nasce um amor incondicional. Desse modo, em 2008, uma versão cinematográfica é produzida com Owen Wilson e Jeniffer Aniston abrilhantado o enredo muito carismático por si só.

9. Cidade de Deus

2002 ‧ Drama/Crime ‧ 2h 10m

Um ícone do cinema brasileiro, talvez até mesmo o filme ( 2002 ) seja mais conhecido que o livro ( 1997 ), escrito por Paulo Lins, morador da própria Cidade de Deus. A produção extrai do dia à dia desafios e tensões da vivência nas favelas cariocas dos anos 90. No entanto, a conexão das duas versões são excelentes pelo publico geral.

10. Todo dia

2018 ‧ Romance/Drama ‧ 1h 40m

Nesse romance ( 2013 ) atípico, David  Levithan sugere outras formas de desenvolver as qualidades da alma e aprofunda a subjetividade do corpo para o objetivo real de todo dia. No ano de 2018, uma adaptação transpõe o livro as telas do cinema, deixando apreensão ao gosto do público e curiosos.

E então, você já ouviu falar de alguma dessas adaptações da lista? Se interessou, venha conferir, faça sua análise, compartilha aqui e até a próxima!

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar