D. B. Weiss & David Benioff - Showrunner

O que faz um Showrunner de Série?

Atualmente, quando se fala em séries, seja para falar de novas ou de temporadas que estão para estrear, surge uma palavra em específico que diz respeito a um profissional que tem se tornado muito importante para este universo das séries: showrunner. Você sabe o que um showrunner faz por uma série? Com certeza você já ouviu este nome diversas vezes, se vive ligado no mundo das séries, mas pouca gente sabe o que, ativamente, faz este profissional. Mas se você não sabe, a gente pode explicar! =D

A palavra “showrunner”  não possui uma tradução perfeita para nossa língua, é um termo que, atualmente, só é utilizado na língua inglesa, mas dá para se ter uma noção do que seria. Fazendo uma tradução livre resultaria na expressão “Corredor do Programa”. Parece engraçado traduzido, mas é realmente o que esse cara faz, ele corre para que o programa possa acontecer (não literalmente, claro haha). Ele tem a responsabilidade da série quase toda nas suas costas, além disso ele pode assumir atividades diversas. E, quase que sempre, esse cara é o criador, ou criadores, da série.

Ryan Murphy - Showrunner

Um bom showrunner tem o poder de sempre manter sua série relevante, pois ele muitas vezes é responsável pelo roteiro de episódios específicos, quando não roteiriza ele pode assumir a tarefa de editor do roteiro, que é tão importante quanto escrever, pois ele tem o trabalho de verificar a coerência dos fatos que ocorrerão em cada episódio. Assim, caso algum roteirista dê algum deslize, ele irá consertá-lo. (Presto aqui minha homenagem à Amanda, editora dos posts do Minha Série Favorita. Quase uma showrunner, ela! hahaha)

Além de poder fazer parte da escrita da série, um showrunner também assume a posição de produtor executivo, tendo que lidar com todos os “abacaxis” possíveis que acontecerem durante a execução da série. É nesta parte que estão as principais questões para que cada episódio saia do papel. É com os produtores (sobretudo o executivo) que são resolvidas questões como elenco, materiais de cena, finanças e planejamento para todo o processo tanto do enredo, quanto da da série. Um produtor executivo está sempre cheio de coisas para resolver (estressadinhos, talvez? haha)

Shonda Rhimes - Showrunner

Mas por que deixar isso tudo na mão de um showrunner e não nas funções separadas como acontece nos cinemas? Pois é, meu amigo, as coisas eram assim nas séries e foi isso que levou muita série à falência. Afinal de contas, existe um grande problema quando ocorrem choques de ideias e para produções duradouras e grandes, como séries, a harmonia na produção do projeto é sempre importante. Quando estes cargos estão separados, se tudo não for muito bem organizado, as coisas podem desandar e cada um dos participantes decidir um caminho. Então, qual a solução mais fácil? Passar todo esse processo para as mãos da pessoa mais responsável pela série: o criador. É exatamente por isso que o showrunner de uma série, em geral, será seu criador. E quando não é, o trabalho passa para uma pessoa próxima do criador e de sua total confiança.

E agora que explicamos o papel deste profissional tão importante para as nossas queridas séries, vamos apresentar alguns dos showrunners de sucesso. Por exemplo, a amada Game Of Thrones, adaptação dos livros de George R. R. Martin, possui dois showrunners que têm feito um trabalho incrível: David Benioff e D. B. Weiss. Shonda Rhimes é uma mulher muito importante para o mundo das séries hoje em dia, ela é responsável por produções como Grey’s Anatomy, Scandal e How To Get Away With Murder.

Chuck Lorre - Showrunner

Outro grande nome de sucesso neste mundo de showrunners é Ryan Murphy. Este cara é responsável por muitas das mais importantes séries da rede Fox como Glee, American Horror Story e American Crime Story. Nas séries de comédia nos temos outro profissional muito conhecido: Chuck Lorre. Ele comanda séries de comédia de alto calibre como Two And A Half Men, The Big Bang Theory e Mike & Molly. (Chuck, inclusive, foi o responsável pela demissão de Charlie Sheen de Two And A Half Men, olha o poder que esse cara tem!)

E isso é tudo, pessoal! (~voz do Gaguinho) Eu espero ter esclarecido para vocês a importância que um showrunner possui no mercado das séries hoje em dia. E, caso você queira saber mais, eu indico um documentário, lançado em 2014, chamado Showrunners: The Art Of Running A TV Show. Nele alguns comandantes de séries da época, como J. J. Abrams com Lost, falam sobre sua experiência e seu trabalho.

Comenta aqui embaixo se você já sabia o que este profissional faz por uma série! Ou se você queria muito saber o que essa palavra tão dita significa! =D

Redação

Redação

Seja bem-vindo ao Minha Série Favorita! Aqui você encontra as melhores e mais atualizadas notícias sobre sua série, filme ou documentário predileto.